A ilha de Borocay, nas Filipinas, esteve encerrada ao turismo durante seis meses para uma reabilitação profunda. Agora, antes da reabertura oficial, um grupo de pessoas foi convidado a testar as novas infraestruturas deste popular destino de férias.

Em abril, Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, anunciou o encerramento de Borocay aos turistas, para proceder a uma reabilitação profunda da ilha. Depois de seis meses de limpeza e restruturação, o Departamento de Turismo das Filipinas anunciou que este popular destino iria abrir novamente ao público, no final do mês de outubro.

A poucos dias da reabertura oficial (com data marcada para dia 26 deste mês), os responsáveis pelo turismo local decidiram convidar um pequeno grupo de moradores, empresários e turistas para testar as novas instalações de Borocay.

De acordo com CNN Travel, durante o período de reabilitação, todas as praias de Borocay sofreram uma limpeza e remodelação profundas, contudo, as estradas da ilha carecem ainda de mais obras antes da chegada da massa de turistas.

Segundo a mesma publicação, «a reabilitação completa pode levar até dois anos» e, por isso, Romulo-Puyat, secretária do Departamento de Turismo das Filipinas, frisa que os turistas «devem controlar as expectativas» durante esse período.

A reabilitação de Borocay – uma ilha com apenas quatro quilómetros de comprimento e cerca de 1,6 quilómetros de largura -trouxe também um vasto leque de rigorosas restrições, nomeadamente a proibição de plásticos de uso único.

«A ilha deve ser um modelo de turismo sustentável», afirmou Romulo-Puyat, citada pela CNN Travel. «Podemos fazer de Borocay um dos destinos turísticos mais prestigiados do mundo», acrescentou Eduardo Año, secretário do Interior e do Governo Local.

Segundo a mesma publicação, os moradores de Borocay aguardam ansiosamente o regresso dos visitantes, uma vez que a sua grande maioria depende dos lucros do turismo para subsistir.

Percorra a fotogaleria acima para ver algumas fotografias da reabilitação desta ilha.

10 praias no Sudeste Asiático que os turistas ainda não destruíram

 


Veja também:
Estas são as 15 melhores ilhas do mundo – e há portuguesas na lista
Descubra o paraíso: é já ali do outro lado do planeta

Partilhar