A apresentadora e caçadora americana Larysa Switlyk, da Wild TV, canal canadiano, atraiu imensas críticas ao publicar uma foto nas redes sociais, a posar com o corpo de uma cabra-selvagem na ilha de Islay, na Escócia. Veja as imagens na fotogaleria acima.

A Escócia pode alterar as leis relacionadas com a caça desportiva após a fotografia publicada no Instagram de Larysa, onde é possível ver a apresentadora a posar ao lado do corpo do animal e pode ler-se na descrição: «uma bela cabra-selvagem aqui em Islay, na Escócia.Uma caçada divertida! Elas vivem à beira dos precipícios da ilha e são conhecidas por se esconderem bem. Procuramos um exemplar grande durante dois dias e finalmente conseguimos este. Um tiro perfeito a mais de 180 metros.»

Switlyk também publicou fotografias de outros animais mortos durante a sua viagem de caça na Escócia – uma outra cabra-selvagem, um carneiro e um veado-vermelho. Estas imagens causaram uma grande revolta nas redes sociais e diversas chamadas para a limitação da caça desportiva no arquipélago das Hébridas.

https://twitter.com/JudyMurray/status/1055026620933771264

Judy Murray, a mãe do famoso tenista escocês Andy Murray, disse que esta caçada foi «vergonhosa» e alertou o governo para não deixar que eventos semelhantes ocorram.

O acontecimento gerou um grande tumulto online e promete reações do governo. Michael Russel, membro do Parlamento Escocês de Argyll e Bute (que inclui a ilha de Islay), disse que vai introduzir no governo o tema da caça-desportiva como um «assunto urgente». «Se isto está realmente a acontecer na ilha de Islay, e a ser gerida por algum tipo de companhia turística, eu gostaria que terminasse imediatamente.» afirmou Russel.

Numa publicação na rede social Twitter, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou que é «totalmente compreensível o porquê das imagens de animais mortos da ilha de Islay serem são tão chocantes e ofensivas. O governo escocês vai rever a atual situação e discutir se é necessário fazer alterações às leis».

A caça desportiva é comum em algumas regiões do Reino Unido mas não existe a tradição de tirar uma fotografia com o troféu, como nos EUA. Vários caçadores americanos foram criticados por publicarem nas redes sociais fotografias com animais mortos em viagens de caça a vários países africanos.

Vários meios de comunicação escoceses relataram o acontecimento e punem as ações da jovem apresentadora do canal canadiano Wild TV.

Clique nas setas acima para ver mais imagens.

Viagem pelo Reino Unido, de carro, a dois, à descoberta


Veja também:
Guia rápido de Edimburgo: um destino de festa e tradições
Lake District: o maior parque nacional do Reino Unido

Partilhar