A apresentadora e caçadora americana Larysa Switlyk, da Wild TV, canal canadiano, atraiu imensas críticas ao publicar uma foto nas redes sociais, a posar com o corpo de uma cabra-selvagem na ilha de Islay, na Escócia. Veja as imagens na fotogaleria acima.
A Escócia pode alterar as leis relacionadas com a caça desportiva após a fotografia publicada no Instagram de Larysa, onde é possível ver a apresentadora a posar ao lado do corpo do animal e pode ler-se na descrição: «uma bela cabra-selvagem aqui em Islay, na Escócia.Uma caçada divertida! Elas vivem à beira dos precipícios da ilha e são conhecidas por se esconderem bem. Procuramos um exemplar grande durante dois dias e finalmente conseguimos este. Um tiro perfeito a mais de 180 metros.»
Beautiful wild goat here on the Island of Islay in Scotland. Such a fun hunt!! They live on the edge of the cliffs of the island and know how to hide well. We hunted hard for a big one for 2 days and finally got on this group. Made a perfect 200 yard s… https://t.co/AnIVSloS9J pic.twitter.com/x2FzvTF7No
— Larysa Switlyk (@LSwitlyk) October 22, 2018
Switlyk também publicou fotografias de outros animais mortos durante a sua viagem de caça na Escócia – uma outra cabra-selvagem, um carneiro e um veado-vermelho. Estas imagens causaram uma grande revolta nas redes sociais e diversas chamadas para a limitação da caça desportiva no arquipélago das Hébridas.
https://twitter.com/JudyMurray/status/1055026620933771264
Judy Murray, a mãe do famoso tenista escocês Andy Murray, disse que esta caçada foi «vergonhosa» e alertou o governo para não deixar que eventos semelhantes ocorram.
O acontecimento gerou um grande tumulto online e promete reações do governo. Michael Russel, membro do Parlamento Escocês de Argyll e Bute (que inclui a ilha de Islay), disse que vai introduzir no governo o tema da caça-desportiva como um «assunto urgente». «Se isto está realmente a acontecer na ilha de Islay, e a ser gerida por algum tipo de companhia turística, eu gostaria que terminasse imediatamente.» afirmou Russel.
As the local member of @ScotParl I am raising this as a matter of urgency with @strathearnrose – if this is actually happening on #Islay , and laid on by some sort of tour company I would want to see it stopped immediately https://t.co/wnr0yJ6n4A
— Michael Russell (@Feorlean) October 24, 2018
Numa publicação na rede social Twitter, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou que é «totalmente compreensível o porquê das imagens de animais mortos da ilha de Islay serem são tão chocantes e ofensivas. O governo escocês vai rever a atual situação e discutir se é necessário fazer alterações às leis».
Totally understandable why the images from Islay of dead animals being held up as trophies is so upsetting and offensive to people. @scotgov will review the current situation and consider whether changes to the law are required. https://t.co/SIQxcEYBzR
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) October 24, 2018
A caça desportiva é comum em algumas regiões do Reino Unido mas não existe a tradição de tirar uma fotografia com o troféu, como nos EUA. Vários caçadores americanos foram criticados por publicarem nas redes sociais fotografias com animais mortos em viagens de caça a vários países africanos.
Vários meios de comunicação escoceses relataram o acontecimento e punem as ações da jovem apresentadora do canal canadiano Wild TV.
Clique nas setas acima para ver mais imagens.