A hora muda já este fim de semana

O horário de verão termina já este fim de semana. De sábado para domingo não se esqueça de atrasar o relógio uma hora.

Apesar de todos os debates sobre a mudança da hora na Europa, em Portugal ela muda já na madrugada do próximo domingo, 28 de outubro. Durante este fim de semana, a hora legal irá passar do regime de verão para o regime de inverno.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma a Madeira, às duas horas da manhã tem de atrasar o relógio 60 minutos, passando para a uma hora da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, à uma da manhã, muda para a meia-noite de domingo.

A primeira vez que se adotou a mudança de hora foi a 30 de abril de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. O governo alemão introduziu pela primeira vez a medida da mudança horária para minimizar a necessidade de iluminação artificial, poupando combustível para o esforço de guerra.

E não há motivo de preocupação porque o Governo português já informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora, indo contra a proposta da Comissão Europeia de acabar com os horários sazonais.

Portugal irá manter o regime bi-horário em 2019 – terá que continuar a atrasar e a adiantar os relógios todos lá de casa.

Destinos aqui perto para ir de carro no fim de semana prolongado


Veja também:
Há mais 12.000 bilhetes de Interrail para jovens viajarem pela Europa
Espanha com hora errada há 76 anos

Partilhar