[Imagem: Shutterstock]

Até 28 de outubro, a Festa do Livro de Cabo Verde – Morabeza – está instalada na cidade cabo-verdiana do Mindelo, na ilha de São Vicente. A entrada é livre.

A par de uma agenda recheada de atividades ligadas ao meio literário (como apresentações de livros, mesas de debate, sessões com escolas e universidades e também formações), estão disponíveis mais de dois mil livros a 500 escudos cabo-verdianos (cerca 4,56 euros) no Centro Cultural do Mindelo, até ao dia 28 de outubro.

Germano Almeida, recentemente galardoado com o Prémio Camões 2018, o ator brasileiro Lázaro Ramos, o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares, Carmen Posadas e Shauna Barbosa são algumas das personalidades que têm marcado presença nesta edição, assegurando um triângulo de afinidades entre África, Europa e América.

A abertura do certame, a 19 de outubro, foi marcada pelo anúncio do Prémio Literário Arnaldo França, para cidadãos cabo-verdianos e residentes no país há mais de cinco anos, que consiste na publicação da obra vencedora em Portugal e em Cabo Verde e do valor monetário de cinco mil euros. Poeta e ensaísta, Arnaldo França foi um académico que esteve na génese do ensino superior em Cabo Verde. Foi também crítico, investigador e historiador da literatura cabo-verdiana.

A par deste anúncio, a inauguração do evento contou ainda com a cerimónia de doação de mais de 20 mil livros pela Imprensa Nacional Casa da Moeda ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCIC), no âmbito de protocolo estabelecido entre as duas instituições.

Este evento é uma organização conjunta do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e do Centro Cultural do Mindelo. Veja o programa completo abaixo e saiba mais sobre a iniciativa em breve na sua Volta ao Mundo.

Com Lusa

Cabo Verde: Santiago tem praia, festa, boa comida e gente que sorri


Veja também:
Viagem à Boa Vista, a ilha do escritor Germano Almeida
Cabo Verde: lugares para visitar por quem lá vive

Partilhar