O maior aeroporto do mundo foi inaugurado hoje
[Imagem: iStock]

O Presidente da Turquia, Recep Erdoğan, inaugurou esta segunda-feira, 29 de outubro, em Istambul, um novo aeroporto destinado a transformar-se no maior do mundo.

A inauguração do novo aeroporto, construído no lado europeu do país, perto do Mar Negro, coincide com o 95.º aniversário da República turca. A infraestrutura vai substituir o atual aeroporto internacional Atatürk, que atingiu o limite devido à elevada afluência.

O projeto alinha-se com o desejo do presidente turco de transformar Istambul, a antiga capital do Império Otomano, num centro global entre três continentes, a Europa, a Ásia e a África. A cerimónia decorreu esta segunda-feira e contou com a presença de líderes estrangeiros, como o emir e líder do Catar Tamim bin Hamad Al-Thani.

A nova infraestrutura aérea, com capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, vai funcionar em pleno a partir de 29 de dezembro. Até essa data, e enquanto o aeroporto de Atatürk permanecer aberto, vai garantir apenas cinco voos diários.

De acordo com o presidente executivo da IGA (futura operadora do aeroporto), Kadri Samsunlu, esta transição de dois meses vai testar o novo aeroporto e «identificar áreas de melhoria».

Lusa

Turquia: Istambul e Capadócia antes e depois do tempo


Veja também:
Istambul: o encanto da Turquia
Viagem na costa romântica da Riviera Turca

Partilhar