Doze dias após terem sido encontrados detritos em algumas áreas de Boracay, nas Filipinas, no dia de reabertura, voltou a ser descoberto lixo na ilha. Desta vez foi o Departamento do Ambiente e Recursos Naturais das Filipinas (DENR) a encontrar os resíduos.

A agência filipina do ambiente publicou na sua conta de Twitter uma fotografia dos detritos encontrados ao longo da baia de Boracay, logo após a reabertura da ilha aos turistas, a 26 de outubro, depois de seis meses de reabilitação.

A fotografia mostra garrafas de plástico e recipientes escondidos numa pequena fissura nas rochas da ilha, acompanhada da frase: «será isto #turismoresponsável?». A agência alerta ainda: «vamos todos trabalhar em conjunto para manter Boracay limpa e pura».

Em resposta a um comentário de um utilizador na rede social, o Departamento do Ambiente e Recursos Naturais disse que pretende instalar um circuito fechado de câmeras de vigilância, com alta resolução, nos espaços públicos da ilha para apanhar em flagrante os visitantes que pretendam deixar o seu lixo na ilha.

Esta imagem surge dias após as autoridades locais terem colocado mais caixotes de lixo, e de relembrarem constantemente os visitantes das novas regulamentações contra a poluição na ilha de Boracay.

Ilha mais popular das Filipinas reabre aos turistas depois de seis meses de reabilitação


Veja também:
12 ilhas na Ásia onde ainda pode fugir às multidões
O país com mais ilhas do mundo: é uma viagem de sonho

Partilhar