Em novembro chegamos aos 24 anos e lançamos as bases para festejar o quarto de século. O primeiro presente a ser desembrulhado é a Catalunha. Muito mais do que Barcelona, é praia, história, montanha e gastronomia. Para ler e ver, aqui e na televisão, durante as próximas semanas.

Catalunha, ilha do Ibo, Rio de Janeiro, Porto Santo e um passeio pela nossa história. É esta a ementa da edição de novembro da Volta ao Mundo. Começamos aqui ao lado, na Catalunha, e deixamos propositadamente de fora a sua capital, Barcelona. Afinal, a cidade da Sagrada Família dispensa apresentações e já começa a sofrer dos males do turismo de massas. O que ainda está por descobrir é o que lhe apresentamos agora e que vai poder também ver nos programas semanais da Volta ao Mundo na RTP: Costa Dourada e Costa Brava, delta do Ebro e Tarragona, Reus e Vic, Port Aventura, Sitges, Girona, Figueres, Cadaqués e Montserrat. É um destino completo, como pudemos comprovar em parceria com o Turismo da Catalunha, numa união que espelha bem o trabalho que tem sido feito ao longo dos anos entre a sua revista de viagens e as diversas instituições internacionais ligadas ao turismo.

Capa da edição de novembro da revista Volta ao Mundo.

Noutro continente, apaixonámo-nos pela ilha do Ibo, na costa moçambicana. Não é só o tom da água ou da areia nem a herança portuguesa, é tudo: a paisagem e as pessoas, os hotéis de sonho e a certeza de se estar num dos últimos paraísos da Terra.

Na ressaca das mais polémicas eleições da história do Brasil, escolhemos um refúgio de cultura no Rio de Janeiro. Para tentar esquecer as coisas más. Uma antiga fábrica de chocolates e rebuçados que se transformou numa bolha de criatividade, de tolerância e de multiculturalidade.

Na parceria que temos com a nossa revista irmã, a Evasões, voámos até ao Porto Santo, terra de areias terapêuticas, poncha e areal dourado.

E abrimos as portas à comemoração dos 25 anos da Volta ao Mundo com um portfólio de 25 fotografias publicadas na revista. Dos anos 1990 até hoje, num jeito de homenagem a todos os homens e mulheres que fizeram, fazem e continuarão a fazer a história desta revista.

Boas viagens!

Partilhar