Sabia que o cinto de segurança do avião pode esconder inúmeros sinais enviados pelo piloto?

A tripulação de bordo conhece quase todos os segredos a bordo de um avião, muitos dos quais a maioria dos passageiros não percebe.

Uma antiga assistente de bordo da Virgin Atlantic explicou ao Washington Post como os sinais enviados pelo piloto através da luz do cinto de segurança que escondem uma série de segredos.

E existem três sinais diferentes que escapam aos passageiros normais.

Segundo Laura Hutcheson, um sinal quer dizer que o avião está prestes a descolar. Já «dois toques e um flash no símbolo do cinto de segurança significam que a descolagem ou aterragem está iminente, e é o sinal final do capitão para que a equipa se sente nos seus lugares».

Ou seja, todos os passageiros que ainda estão de pé ou a caminho da casa de banho devem rapidamente regressar aos seus lugares.

Por vezes, algumas pessoas tiram o cinto de segurança logo depois da aterragem, levantando-se para retirar as malas das bagageiras, enquanto o avião ainda está em movimento. A hospedeira de bordo explica que é desaconselhável fazê-lo porque, apesar de o avião se encontrar já na pista, os incidentes podem ainda ocorrer e causar feridos. «Os sinais do cinto de segurança são desligados pelo comandante quando todos os motores da aeronave se encontrarem totalmente desligados e a aeronave estiver estacionada de forma segura».

«Embora a aeronave esteja parada e os passageiros acreditem que é seguro levantarem-se e começarem a arrumar as malas, o avião pode mover-se inesperadamente, provocando ferimentos».

Se o símbolo piscar com frequência durante a aterragem, trata-se de um aviso para os membros da tripulação, que pode significar uma situação de emergência prestes a ocorrer.

Conseguir voos baratos pode tornar-se ainda mais difícil e confuso


Veja também:
É nisto que elas reparam quando entra no avião
Assistente de bordo revela os bastidores da vida nos aviões

Partilhar