Veja as fotografias e conheça 12 segredos sobre os pilotos de avião que possivelmente desconhece, clicando nas setas.
[Imagem: Shutterstock/D.R]
1. As durações do voo são aumentadas para prevenir atrasos
Se um voo deve demorar apenas uma hora, terá uma previsão de uma hora e 15 minutos para que, mesmo que se atrase, ainda esteja oficialmente dentro do tempo.
2. Os pilotos não comem a mesma comida que os passageiros
«As assistentes de bordo dão-nos refeições especiais. Assim, caso a comida da companhia aérea esteja contaminada, não nos sentimos mal», escreveu o utilizador do site Quora, Hari Sanil.
3. Os pilotos nunca bebem café ou chá no avião
Um estudo da EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) descobriu que um em cada oito aviões falha nos padrões de segurança da água. De acordo com um utilizador do Quora, isso ocorre porque os compartimentos para esvaziar as casas de banho e encher a água potável estão próximos uns dos outros. Por isso, a água pode contaminar-se quando as trocas são feitas ao mesmo tempo.
4. As máscaras de oxigénio duram apenas 15 minutos
Mas é suficiente para que os pilotos cheguem a uma altitude mais baixa, onde as pessoas já conseguem respirar normalmente.
5. Por vezes, os pilotos esquecem-se de desligar o sinal de «aperte o cinto de segurança»
Isso não significa que deva ignorá-lo, mas provavelmente poderá levantar-se e ir à casa de banho, se não houver turbulência há algum tempo.
6. Normalmente, os pilotos dormem no cockpit
Muitas funções são automáticas, por isso os pilotos podem descansar entre a descolagem e a aterragem.
7. Os aviões são muitas vezes atingidos por relâmpagos
Aparentemente, cada avião é atingido por um relâmpago pelo menos uma vez por ano - mas eles foram construídos para suportar isso mesmo.
8. Os melhores lugares são os sobre ou perto da asa
Patrick Smith, piloto e autor do livro «Cockpit Confidential», afirma que «o fluxo geral de ar em qualquer avião é da frente para trás. Por isso, se se está verdadeiramente preocupado em respirar o ar mais fresco possível, ou não ficar com muito calor, sente-se o mais à frente possível». Mas se está preocupado com a segurança, então sente-se nos lugares da asa: tendencialmente, «num acidente, as pessoas nas filas no fim do avião são as primeiras a morrer e de seguida são as pessoas sentadas mais à frente», conclui John Nance, analista de segurança da aviação e capitão reformado de uma companhia aérea.
9. Os pilotos são pressionados para voar com menos combustível
As companhias aéreas estão sempre a tentar maneiras de poupar. Os aviões queimam combustível ao transportarem mais combustível. Por isso, muitas vezes, os aviões levam apenas o combustível necessário para a viagem, sem pensar em imprevistos que possam acontecer. Terá sido o que se passou com o avião onde seguia a equipa brasileira de futebol, Chapecoense.
10. Na maioria das vezes, a maneira como é feita a aterragem é um bom indicador da perícia e eficiência de um piloto
Por isso, se quiser dizer algo agradável ao piloto quando estiver a sair do avião, diga «boa aterragem!». «Nós agradecemos», afirma Joe D'Eon, piloto de uma grande companhia aérea que tem um podcast em flywithjoe.com.
11. Os pilotos não usam chapéus no cockpit
Nas séries e filmes, os pilotos são sempre retratados usando chapéu durante o voo, mas isso não acontece nos dias de hoje.
12. Os pilotos minimizam os problemas
Eles nunca dizem que há «zero visibilidade», apenas que há «um pouco de nevoeiro». Um atraso por «razões técnicas» provavelmente significa que algo está partido ou deixou de funcionar. Não se tratam de mentiras - servem apenas para manter os passageiros tranquilos.
Sabia que o cinto de segurança do avião pode esconder inúmeros sinais enviados pelo piloto?
A tripulação de bordo conhece quase todos os segredos a bordo de um avião, muitos dos quais a maioria dos passageiros não percebe.
Uma antiga assistente de bordo da Virgin Atlantic explicou ao Washington Post como os sinais enviados pelo piloto através da luz do cinto de segurança que escondem uma série de segredos.
E existem três sinais diferentes que escapam aos passageiros normais.
Segundo Laura Hutcheson, um sinal quer dizer que o avião está prestes a descolar. Já «dois toques e um flash no símbolo do cinto de segurança significam que a descolagem ou aterragem está iminente, e é o sinal final do capitão para que a equipa se sente nos seus lugares».
Ou seja, todos os passageiros que ainda estão de pé ou a caminho da casa de banho devem rapidamente regressar aos seus lugares.
Por vezes, algumas pessoas tiram o cinto de segurança logo depois da aterragem, levantando-se para retirar as malas das bagageiras, enquanto o avião ainda está em movimento. A hospedeira de bordo explica que é desaconselhável fazê-lo porque, apesar de o avião se encontrar já na pista, os incidentes podem ainda ocorrer e causar feridos. «Os sinais do cinto de segurança são desligados pelo comandante quando todos os motores da aeronave se encontrarem totalmente desligados e a aeronave estiver estacionada de forma segura».
«Embora a aeronave esteja parada e os passageiros acreditem que é seguro levantarem-se e começarem a arrumar as malas, o avião pode mover-se inesperadamente, provocando ferimentos».
Se o símbolo piscar com frequência durante a aterragem, trata-se de um aviso para os membros da tripulação, que pode significar uma situação de emergência prestes a ocorrer.