A cidade de Bolonha, em Itália, criou um sistema que premeia os cidadãos que optam por utilizar meios de transporte sustentáveis, como as bicicletas. As recompensas? Gelado, cerveja e bilhetes de cinema grátis, entre outras ofertas.

De acordo com informações divulgadas pelo site do jornal britânico The Independent, esta iniciativa, chamada Bella Mossa (Belo Trabalho, em português), visa reduzir a poluição e oferecer aos turistas e moradores um incentivo para caminhar, andar de bicicleta ou usar transportes públicos, em vez de andarem de carro.

Para participar neste programa (em vigor durante seis meses por ano), os utilizadores têm que descarregar a aplicação Better Points (disponível para Android e iOS) para um dispositivo móvel, registar as viagens que fazem de bicicleta ou transportes públicos e, em seguida, trocar os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao projeto. Atenção: os pontos são atribuídos de acordo com o número de viagens realizadas e não pela distancia percorrida.

Através de um sistema de GPS, a aplicação consegue averiguar a velocidade e a duração das viagens, para evitar fraudes. Para além disto, a app também informa os utilizadores sobre a quantidade de dióxido de carbono economizada em cada trajeto.

Concebido pelo urbanista Marco Amodori, em 2017, este sistema posto em prática em Bolonha é financiado pela União Europeia e pelo governo local desta cidade italiana. No ano passado, este projeto registou um enorme sucesso.

Segundo a estação televisiva BBC, mais de cem empresas em Bolonha já se inscreveram no programa para oferecer benefícios por pontos acumulados aos seus colaboradores.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer as melhores cidades na Europa para andar de bicicleta.

15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria


Veja também:
Há uma vila secreta em Itália que é um autêntico paraíso
Ilhas em Itália de que nunca ouviu falar

Partilhar