Conheça as 20 viagens de comboio que tem mesmo de fazer, nas imagens seguintes.
(Foto Jayakumar Ananthan em unsplash.com)
1. Bernina Express, Itália e Suíça
A rota do comboio Bernina Express leva-o pelas incríveis paisagens alpinas, entre
as cidades de Tirano e Chur. É Património Mundial pela UNESCO.
Preço: a partir de 8,60 euros
2. Tren de las Nubes (Comboio das Nuvens), Argentina
A viagem começa em Salta, a uma altitude de 1187 metros acima do nível do mar. O comboio percorre 217 quilómetros e atinge uma altitude máxima de 4200 metros.
Preço: a partir de 147 euros
3. De Fort William para Mallaig, no Jacobite, Escócia
É descrita como uma das melhores viagens de comboio do mundo. E tornou-se também uma referência depois de fazer parte da fantasia dos filmes de Harry Potter. Tem início perto da montanha mais alta da Grã-Bretanha, Ben Nevis, para na estação ferroviária mais antiga, Arisaig, passa perto do lago mais profundo da Grã-Bretanha, o Loch Morar, e pelo rio mais curto, o rio Morar, chegando finalmente ao lago mais profundo da Europa, o Loch Nevis.
Preço: a partir de 33 euros
(Foto Scottish Terrier Tours)
4. Vale do Reno - de Koblenz até Mainz, Alemanha
A ferrovia do Reno Ocidental começa na cidade de Mainz e passa pela emblemática região de vinhos. A linha do comboio vai junto à margem ocidental do rio Reno e atravessa alguns túneis por entre as montanhas. A viagem termina em Koblenz, onde o rio Moselle encontra o rio Reno.
Preço: a partir de 17,80 euros
5. Trans-Siberian Railway, Rússia
A Linha Ferroviária Transiberiana tem 9258 quilómetros e atravessa a Rússia de Moscovo até Vladivostok. Há vários tipos de comboio que percorrem esta linha férrea - o público demora seis dias a fazer a viagem completa; O Golden Eagle, por exemplo, acrescenta um verdadeiro luxo à viagem.
Preço: 550 euros no comboio público
6. Eastern & Oriental Express, Sudeste Asiático
Sempre que este comboio com 19 carruagens chega à estação Hua Lamphong, em Banguecoque, sente-se alguma excitação no ar. O destino final é Singapura, mas antes o comboio passa pela Malásia.
Preço: desde 1900 euros
7. The Ghan
São 2978 quilómetros de viagem pela Austrália, começando em Darwin, passando pelo deserto vermelho de Alice Springs e terminando em Adelaide. Ao longo da viagem, vai poder deslumbrar-se com camelos e cangurus.
Preço: desde 1140 euros
(Foto Turismo da Austrália)
8. De Moscovo a Teerão no Golden Eagle, Rússia até ao Irão
A viagem começa em Moscovo e demora 18 dias, passando pelo Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, até chegar finalmente ao Irão.
Preço: desde 15500 euros
9. Montanhas de Harz, Alemanha
A viagem consiste em 138 quilómetros e 48 estações de comboios em várias cidades e aldeias das montanhas Harz, na Alemanha. O comboio que opera esta linha é a vapor.
Preço: desde 880 euros
(Foto hsb-wr.de)
10. The Blue Train, África do Sul
É um serviço de luxo entre Pretória e Cidade do Cabo e funciona desde 1923. A viagem dura 27 horas ao longo de 1600 quilómetros. Há uma opção mais barata, o Shosholoza Meyl, que segue a mesma rota, mas parte de Joanesburgo.
Preço: desde 990 euros
(Foto bluetrain.co.za)
11. Arctic Explorer, Rússia
Nada como fazer uma luxuosa viagem de comboio de 12 dias pelo Círculo Polar Ártico, a partir da Rússia. Há a possibilidade de festejar o novo ano a bordo deste comboio, com direito a jantar de gala e espetáculo musical.
Preço: desde 8800 euros
12. TranzAlpine, Nova Zelândia
Descubra a paisagem natural impressionante da Ilha do Sul, entre Christchurch e Greymouth. Ao longo dos 223 quilómetros desta viagem, verá paisagens épicas, percorrerá as margens do rio Waimakariri, atravessará os Alpes do Sul e verá quilómetros de floresta.
Preço: desde 115 euros
(Foto newzealand)
13. Marrakesh Express
O comboio mais mágico que atravessa Marrocos é o ONCF noturno. Parte de Tânger e, depois de descer a costa atlântica, atravessa as dunas e areias do deserto, chegando perto da praça Jemaa el Fna, em Marraquexe, às 8h10 - a tempo de tomar o pequeno-almoço com os encantadores de serpentes da praça.
Preço: desde 33 euros
14. Tazara Railway, Dar es Salaam, Tanzânia, para Mbeya, Zâmbia
A linha ferroviária parte de Dar Es Salaam, mas há também a opção de partir de Mbeya, uma cidade de montanha no norte da fronteira do Malawi. São 850 quilómetros e a viagem dura cerca de 24 horas.
Preço: desde 20 euros
(Foto madeintanzaniasafaris.com)
15. Andean Explorer, Peru
O Belmond Andean Explorer faz percursos de uma ou duas noites entre Cusco e Arequipa, que se localiza a 2300 metros de altitude.
Apesar de já existir um comboio de luxo – o Hiram Bingham – que funciona entre Cusco e Machu Picchu -, este não permite a pernoita. O Belmond Andean Explorer é o primeiro serviço do género, na América do Sul, onde é possível passar a noite.
Preço: a partir de 400 euros
16. Nariz Del Diablo, Equador
O comboio Nariz del Diablo viaja desde Alausi, perto da cidade de Riobamba, e Palmira. O comboio desloca-se a um ritmo lento, o que permite aos passageiros apreciar a paisagem. Hoje em dia, já não é permitido subir até ao telhado das carruagens, mas uma delas tem uma zona de observação. o «Nariz del Diablo» é apenas uma parte da rota, entre Guayaquil e Quito, e consiste numa subida íngreme pela montanha.
Preço: desde 26 euros
(Foto trenecuador.com)
17. The Flam Railway, Noruega
Os 20 quilómetros da linha férrea que desce desde Myrdal, a 863 metros de altitude, até ao porto de Flam é incrível. Tem 20 túneis, um deles em espiral.
Preço: desde 51 euros
(Foto visitflam.com)
18. The Death Railway, Tailândia
Mais de 90 mil trabalhadores e mais de 16 mil prisioneiros de guerra morreram durante a construção desta linha férrea entre Banguecoque e Myanmar. Tem cerca de 415 quilómetros de comprimento. A viagem feita no Belmond Eastern & Oriental Express, na única parte da ferrovia que é possível percorrer hoje em dia, é bastante popular.
Preço: desde 2100 euros
19. The Rocky Mountaineer, Canada
As três rotas de dois dias operadas pelo comboio Rocky Mountaineer são as formas mais relaxante de desfrutar das paisagens incríveis do Canadá. As carruagens oferecem vistas panorâmicas e a experiência a bordo é única - assim como a comida: ingredientes locais, sazonais e vinhos são usados nos almoços de três pratos. As paragens durante a noite incluem a dormida em hotéis.
Preço: desde 1200 euros
20. Badulla até Haputale, Sri Lanka
O comboio não é de luxo e há viagens a 25 cêntimos. Mas a experiência é única. É possível ver mulheres a apanhar chá e crianças a brincarem. Os agricultores olham para cima quando o comboio passa.
Preço: desde 0,25 euros
(Foto Lakpura Travels)
As viagens de comboio oferecem, além de cenários espetaculares, calma e conforto num espaço onde tem ainda a oportunidade de se deslumbrar com uma paisagem fora do comum, um livro, uma conversa ou um momento de reflexão.
Conheça 20 viagensde comboio perfeitas para os mais românticos, os mais nostálgicos ou os mais curiosos, na fotogaleria acima.