Numa altura em que milhares de famílias se preparam para visitar a Lapónia, em busca de uma experiência mágica e de eventualmente conhecer o Pai Natal, as condições meteorológicas não estão a ajudar. A falta de neve já levou agências de turismo a cancelarem excursões.

Habitualmente, no fim de novembro, são esperados entre 20 a 30 centímetros de neve e uma consistência de uns 175 dias da paisagem coberta de branco. Algo que não aconteceu este ano, devido às temperaturas elevadas que atingiram a região, deixando apenas uns vestígios de neve irregular.

A falta de neve está a preocupar os operadores turísticos, que se veem obrigados a reembolsar os clientes e não avançar com viagens. É o caso da TUI, que afirma em comunicado ter cancelado excursões para a Snow Village – um hotel feito inteiramente de gelo, no Círculo Polar Ártico –, “já que as condições meteorológicas arrasaram a sua construção”, de acordo com a CNN.

O mesmo aconteceu com a operadora Transun, especializada em viagens nórdicas, que cancelou as suas primeiras saídas à região de Rovaniemi, “oferecendo aos turistas afetados o reembolso total ou datas alternativas para o final de dezembro, sem custo adicional”.

O cenário está a causar indignação aos turistas que, nas redes sociais, têm deixado comentários. Por exemplo, pode ler-se no TripAdvisor: “Como é que explicamos a uma criança de oito anos que vamos visitar o Pai Natal no Pólo Norte, mas não haverá neve?”; ou “É tão triste ver um lugar incrível assim, afetando as pessoas que dependem muito do turismo para viver”.

Em julho deste ano registou-se um dos dias mais quente de sempre da região, quando os termómetros marcaram 32,2ºC. As autoridades já alteraram para as condições fora do normal e em declarações à Sky News, Ville Siiskonen, especialista do Instituto Meteorológico da Finlândia, considera que “nas próximas décadas haverá cada vez menos neve na Lapónia”. Ainda assim, segundo o Instituto, parece haver alguma esperança: “prevê-se temperaturas mais baixas e um pouco de neve para os próximos 10 dias”.

Na página de Instagram da Santa Claus Village (a Vila do Pai Natal), em Rovaniemi – a capital da Lapónia -, são várias as fotografias que mostram a realidade da paisagem, tal como os comentários de viajantes desiludidos. Na galeria de imagens acima veja algumas divulgadas na rede social.

N.M.G.

20 melhores mercados de Natal para visitar na Europa


Veja também:
Cabo Verde: nova ‘moda’ entre os turistas ameaça paisagens paradisíacas
Pode alugar este castelo de sonho por apenas 100€

Partilhar