Numa altura em que milhares de famílias se preparam para visitar a Lapónia, em busca de uma experiência mágica e de eventualmente conhecer o Pai Natal, as condições meteorológicas não estão a ajudar. A falta de neve já levou agências de turismo a cancelarem excursões.
Habitualmente, no fim de novembro, são esperados entre 20 a 30 centímetros de neve e uma consistência de uns 175 dias da paisagem coberta de branco. Algo que não aconteceu este ano, devido às temperaturas elevadas que atingiram a região, deixando apenas uns vestígios de neve irregular.
A falta de neve está a preocupar os operadores turísticos, que se veem obrigados a reembolsar os clientes e não avançar com viagens. É o caso da TUI, que afirma em comunicado ter cancelado excursões para a Snow Village – um hotel feito inteiramente de gelo, no Círculo Polar Ártico –, “já que as condições meteorológicas arrasaram a sua construção”, de acordo com a CNN.
O mesmo aconteceu com a operadora Transun, especializada em viagens nórdicas, que cancelou as suas primeiras saídas à região de Rovaniemi, “oferecendo aos turistas afetados o reembolso total ou datas alternativas para o final de dezembro, sem custo adicional”.
O cenário está a causar indignação aos turistas que, nas redes sociais, têm deixado comentários. Por exemplo, pode ler-se no TripAdvisor: “Como é que explicamos a uma criança de oito anos que vamos visitar o Pai Natal no Pólo Norte, mas não haverá neve?”; ou “É tão triste ver um lugar incrível assim, afetando as pessoas que dependem muito do turismo para viver”.
Em julho deste ano registou-se um dos dias mais quente de sempre da região, quando os termómetros marcaram 32,2ºC. As autoridades já alteraram para as condições fora do normal e em declarações à Sky News, Ville Siiskonen, especialista do Instituto Meteorológico da Finlândia, considera que “nas próximas décadas haverá cada vez menos neve na Lapónia”. Ainda assim, segundo o Instituto, parece haver alguma esperança: “prevê-se temperaturas mais baixas e um pouco de neve para os próximos 10 dias”.
Na página de Instagram da Santa Claus Village (a Vila do Pai Natal), em Rovaniemi – a capital da Lapónia -, são várias as fotografias que mostram a realidade da paisagem, tal como os comentários de viajantes desiludidos. Na galeria de imagens acima veja algumas divulgadas na rede social.