Viver numa casa da árvore sempre foi o sonho de muitas crianças. E se pudesse torná-lo realidade mesmo em adulto?

Parece mentira, mas não é: há uma casa na árvore gigante, em pleno centro de Turim, Itália.

Bem, na verdade não se trata da típica casa de madeira construída numa árvore como se via nos filmes. Nem daquelas que se vendem pré-fabricadas e que é só preciso montar. É um prédio cheio de árvores e plantas.

Luciano Pia levou o conceito de casa da árvore ao limite e projetou um complexo de apartamentos de cinco andares rodeado por 150 árvores. O arquiteto italiano gosta de idealizar novos planos de construção que melhorem a eficiência energética e minimizem o impacto no meio ambiente.

Nesta casa da árvore, chamada «25 Verde», há 63 apartamentos cobertos de plantas, projetados para parecerem uma floresta viva. As 150 árvores estão enraizadas nos terraços de forma irregular, e um jardim exuberante cobre o telhado da «casa». Há também um outro jardim no pátio, com mais de 50 árvores e plantas.

«É um prédio especial porque está vivo, cresce, respira e muda», disse Luciano ao Lonely Planet. «As árvores produzem oxigénio, absorvem dióxido de carbono, reduzem a poluição do ar, protegem do ruído e seguem o ciclo natural das estações. Elas acabam por criar um microclima perfeito dentro do prédio, diminuindo assim as diferenças de temperatura no verão e no inverno».

As árvores e as plantas produzem 150 mil litros de oxigénio por hora e também reduzem a poluição criada pelos carros. No fundo, ajudam a regular naturalmente a temperatura dentro do prédio, que está equipado com um sistema de aquecimento e refrigeração subterrâneo.

Estas árvores e arbustos variam em altura – de 2,5 a 8 metros -, e foram planeadas para fornecer uma diversidade de folhas, cores e flores. «Dá a sensação de vivermos numa casa na árvore», diz Luciano. Será esta a maior mundo?

Esta é a casa mais procurada do Airbnb – e não custa uma fortuna


Veja também:
Casas na árvore: um sonho de infância tornado realidade
Casas na natureza para se desligar do mundo por uns dias

Partilhar