Reggae jamaicano considerado Património Imaterial da Humanidade
[Imagem: shutterstock]

A música reggae jamaicana foi hoje inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade por uma comissão especializada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A UNESCO destacou «a contribuição» desta música para a consciência internacional «sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade», graças a artistas como Bob Marley, de acordo com um comunicado divulgado após a reunião em Port-Louis, capital da ilha Maurícia.

O reggae «preserva toda uma série de funções sociais básicas da música – sujeita a opiniões sociais, práticas catárticas e tradições religiosas – e continua a ser um meio de expressão cultural para a população jamaicana como um todo», sublinhou.

A organização da ONU lembrou que o género musical surgiu de um «amálgama de antigos ritmos musicais jamaicanos e outros de origens muito diferentes: Caraíbas, América Latina e América do Norte».

Em todos os níveis do sistema educacional do país, «o ensino desta música está presente, de creches a universidades», acrescentou o comunicado.

Lusa

Jamaica: Viagem a uma ilha mágica


Veja também:
Locais classificados como Património Mundial pela UNESCO para visitar este inverno
Os novos locais (incríveis) na lista do Património Mundial distinguidos pela UNESCO

Partilhar