Veja as fotografias dos destinos em Portugal que pode visitar sem ter que sair do país, clicando nas setas.
[Fotografia: Shutterstock]
Parque Nacional da Peneda do Gerês, Trás-os-Montes
Com mais 72 mil hectares, este é o único parque nacional português. Foi inaugurado em 1971 e desde aí atrai imensos visitantes.
[Fotografia: Shutterstock]
Nesta região existem diversas aldeias do século XII que pouco mudaram desde da sua construção. E há várias espécies de animais selvagens. Não se esqueça de visitar cada uma das três cascatas do parque.
[Fotografia: Google Maps]
Vale do Douro
Este vale podia muito bem pertencer a uma história de encantar. E oferece uma paisagem de cortar a respiração. O rio Douro desagua no Porto mas é nas encostas deste vale que são produzidos os famosos vinhos da região.
[Fotografia: Shutterstock]
O Vale do Douro é Património Mundial e existem várias formas de descobrir este pequeno tesouro nacional – carro, comboio, barco ou até de helicóptero.
[Fotografia: @gustavoroseira]
Costa Nova, Aveiro
Perto da ria de Aveiro, as casas com riscas coloridas destacam-se nesta convidativa e pitoresca cidade portuguesa. Pode caminhar e correr num enorme passadiço e, até andar de bicicleta numa ciclovia própria.
[Fotografia: Google Maps]
Nas praias pode praticar surf, canoagem e kitesurf. E dizem que foi aqui que nasceu o famoso doce, a Tripa de Aveiro.
[Fotografia: Shutterstock]
Ilha da Barreta, Faro
Este é o território mais a sul de Portugal Continental e situa-se na Ria Formosa. A Barreta é popularmente conhecida como ilha Deserta e alberga várias espécies de aves protegidas.
[Fotografia: Google Maps]
Neste pequeno paraíso - com bandeira azul - pode realizar caminhadas ao longo do areal e usufruir de passeios de barco. Tem à sua disposição uma zona de restauração, wc e chuveiros gratuitos. Esta ilha pode ser visitada todo o ano, através de barco.
[Fotografia: Google Maps]
Vila Nova de MilFontes, Odemira, Alentejo
Esta pequena vila alentejana é muitas vezes apelidada de Princesa do Alentejo. Situada no concelho de Odemira e é um dos locais de paragens obrigatórias na rota da Costa Vicentina.
[Fotografia: Shutterstock]
Tem várias praias desertas com águas cristalinas e dunas douradas que são um dos grandes patrimónios da região. O clima ameno, a arquitetura típica, a deliciosa gastronomia alentejana e outras atividades de lazer são fatores mais que suficientes para visitar esta localidade. É também aqui a foz do Rio Mira.
[Fotografia: Google Maps]
Nazaré
Esta vila do distrito de Leiria encanta qualquer viajante logo à primeira visita. A praia da Nazaré tem um clima ameno e uma beleza única e natural. A tradição piscatória está muito ligada a esta região.
[Fotografia: Google Maps]
A meia-lua de areia branca, que contrasta com o azul do mar, costuma esta decorada com toldos de cores vivas. Pode sempre subir até ao Sítio da Nazaré – o tradicional bairro da vila.
[Fotografia: Shutterstock]
Parque Natural da Arrábida, Setúbal
Este é um dos 13 parques naturais portugueses que são considerados áreas protegidas. Situa-se junto ao oceano, entre Setúbal e Sesimbra, e tem uma beleza incomparável.
[Fotografia: Shutterstock]
E a riqueza da vegetação é uma das maiores atrações desta região. Aqui pode também encontrar praias como a da Figueirinha, a de Galapos ou a do Portinho da Arrábida. Além da Serra da Arrábida, este Parque engloba a Serra do Risco, uma arriba com 380 metros de altura e uma vista panorâmica deslumbrante sobre o oceano.
[Fotografia: Google Maps]
Ilhas Berlengas, Peniche
Situadas a cerca de dez quilómetros a oeste do Cabo Carvoeiro, as Berlengas são um verdadeiro paraíso.
[Fotografia: Google Maps]
Composto por três ilhas - Berlenga Grande, Estelas e Farilhões - este pequeno arquipélago tem algumas das praias mais deslumbrantes de Portugal.
[Fotografia: Google Maps]
O prémio foi anunciado na cerimónia dos World Travel Awards que está a decorrer no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, em Lisboa, este sábado à noite. É a segunda vez que o país ganha este prémio.
É oficial: Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, considerado o melhor destino turístico do mundo pelos World Travel Awards, cuja cerimónia decorre este sábado, e pela primeira vez, no país, mais precisamente no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, em Lisboa.
O prémio foi anunciado na 25.ª gala dos World Travel Awards – considerados os mais importantes prémios do turismo a nível mundial – e reforça assim a posição de destaque do país no turismo mundial, pois é a segunda vez que é atribuído.
Já o ano passado Portugal tinha ganho este prémio, tendo sido, à data, o primeiro país europeu a conquistá-lo, depois de derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.
O prémio resulta da votação do público em geral, mas sobretudo daquela que é feita por 200 mil profissionais da indústria do turismo, representantes de 160 países. Os World Travel Awards foram criados em 1993 para distinguir «os melhores exemplos de boas práticas no setor do turismo, à escala global» e «de modo a estimular a competitividade e a qualidade do Turismo».
É de mencionar ainda que a Madeira vai receber a próxima gala europeia dos WTA, em junho do próximo ano. A cerimónia terá lugar no Hotel Belmond Reid’s Palace, no Funchal.
Descubra as viagens de sonho que pode fazer sem sair de Portugal, clicando nas setas da fotogaleria acima.