Capital holandesa diz adeus ao icónico sinal «I Amsterdam»
[Fotografia: instagram @iamsterdam]

O icónico sinal «I Amsterdam» foi removido da Praça dos Museus de Amesterdão (Holanda), durante a manhã de ontem, 3 de dezembro. As letras vermelhas e brancas estavam instaladas em frente ao Rijksmuseu desde 2005. Veja os vídeos abaixo.

Amesterdão é mundialmente conhecido pelos seus canais, praças encantadoras, museus de renome e, é claro, o Red Light District. Mas muitos dos visitantes também procuravam tirar uma fotografia com o famoso sinal «I Amsterdam» – o que agora deixa de ser possível.

As preparações começaram por volta das 08h00 e passado uma hora e meia, as letras estavam a ser carregadas para os camiões. A remoção do famoso sinal foi acompanhada por vários turistas e habitantes locais que contestavam a decisão e partilharam fotografias e vídeos do momento em diferentes redes sociais.

De acordo com o jornal holandês Het Parool, a medida para remover o sinal da praça foi aprovada numa votação do parlamento regional, durante o mês de novembro, tendo sido sugerida pelo partido GroenLinks (Esquerda Verde). O partido afirma que o sinal confere uma atitude individualista à cidade e que as massas turísticas transformaram a famosa Museumplein (Praça dos Museus).

https://www.instagram.com/p/Bq66BfanQeh/

Visitado por milhões de pessoas há mais de 10 anos, as letras vermelhas e brancas continuam a ser um slogan e símbolo da cidade.

As letras em viagem

Após uma pequena renovação do sinal, com mais de dois metros de comprimento, é esperado que seja disposto alternadamente em diferentes locais da cidade, durante os diversos eventos e festivais.

Até dia 12 de dezembro, pode tirar selfies com as letras no Studen Hotel, em Amsterdam West, e a partir de 13 de dezembro vão estar instaladas no Westerpark, perto do restaurante Pacific Parc.

Pode ainda encontrar uma versão mais pequena das letras, também em vermelho e branco, no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão.

Delft, Haia e Roterdão: destinos surpreendentes a uma hora de Amesterdão


Veja também:
Holanda começa a proibir o consumo de cannabis
«Na Holanda, é comum ir de fato e gravata numa bicicleta»

Partilhar