O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português advertiu hoje os cidadãos para que evitem «deslocações não necessárias» a Paris, França, este sábado, 8 de dezembro, face à «forte possibilidade de confrontos» nas manifestações convocadas pelos «coletes amarelos».

Numa nota hoje publicada no Portal das Comunidades Portuguesas sobre a «situação em França», o Governo aconselha os portugueses a seguir as orientações das autoridades locais e a «evitar quaisquer concentrações de manifestações».

Em particular, o Governo português refere que as manifestações «poderão surgir» em zonas como «Campos Elísios/Arco do Triunfo, Bastilha, République, Opéra/Grands Magasins (onde se situam as Galerias Lafayette e outras), Assembleia Nacional (perto do Museu d’Orsay), Senado (Jardins do Luxemburgo) e Denfert-Rochereau».

O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda aos viajantes que se mantenham informados sobre a evolução da situação, devendo recorrer às aplicações dos transportes públicos parisienses para verificarem as linhas e estações em funcionamento, mas também a acompanharem as notícias transmitidas pelos canais de informação e pelas redes sociais, «mas seguindo apenas as contas oficias» de entidades como o município parisiense ou a polícia.

«A Mairie (Câmara Municipal) de Paris anunciou que vai divulgar, através de redes sociais e dos vários painéis informativos espalhados pela cidade, informação sobre zonas a evitar», lê-se na mensagem do MNE. Segundo a nota, vários «monumentos e museus estão encerrados» e vários «eventos desportivos, culturais e associativos têm sido cancelados ou adiados».

Está também prevista a realização de uma Marcha pelo Clima – de Nation até République – «apesar de vários apelos» para a sua não realização, refere também.

O Governo alerta ainda que no resto do país podem ocorrer ações de protesto «nalguns centros urbanos», bem como «possíveis interrupções de trânsito nos eixos principais de ligação às grandes cidades», avisando ainda que se estão a verificar «dificuldades no reaprovisionamento de bombas de gasolina e de supermercados» no sul do país, nomeadamente em Marselha, Nice, Aix, Arles e Avignon.

Além disso, o acesso ao aeroporto que serve a região da Provença pode ser novamente bloqueado, segundo a mesma informação, que refere ainda que «persistem alguns pontos de bloqueio na Bretanha».

Quanto a outros territórios franceses, «têm-se verificado vários problemas na ilha da Reunião», pelo que o Governo sugere que as deslocações não necessárias sejam «bem ponderadas».

Há três semanas que os franceses saem à rua, bloqueando rotundas e autoestradas do país, primeiro para exigir a suspensão de um novo imposto sobre os combustíveis, mas depois também para denunciar o empobrecimento.

Em vez de viajar para Paris, descubra 10 destinos europeus pouco conhecidos que vai (mesmo) querer visitar, na fotogaleria acima.

Lusa

Provence: viagem de carro por uma das regiões mais cénicas de França


Veja também:
Lyon: a capital gastronómica francesa está na moda
Galerias e passagens cobertas de Paris para ir às compras

Partilhar