Há uma lua gigante em digressão pelo mundo e passou o outono no continente europeu.

É de conhecimento comum que a Lua fascina e intriga muitos curiosos. E apesar de o seu solo estar reservado apenas para astronautas, há uma oportunidade para poder ver uma reprodução gigante do satélite terrestre.

Batizada de Museu da Lua, esta instalação artística foi criada pelo britânico Luke Jerram. A escultura possui sete metros de diâmetro e foi construída numa escala de 1:500,000 – um centímetro da peça corresponde a cinco quilómetros da atual Lua. É iluminada internamente por uma luz artificial e permite aos visitantes estudarem imagens reais da sua superfície, fornecidas diretamente pela NASA.

E como a própria Lua gira em torno da Terra, este museu não permanece apenas num único local e percorre vários cantos do mundo. A instalação artística é móvel e mistura-se com o ambiente de cada cidade, sendo exibida tanto no interior como no exterior. A música que acompanha a exposição foi escrita especialmente pelo compositor Dan Jones para este projeto.

O Museu da Lua passou a maior parte do verão na China e voltou à Europa para passar o outono. Desde setembro e até novembro de 2018, esta lua gigante tem percorrido vários países – Reino Unido, França, Holanda, Alemanha e Finlândia. Depois do regresso ao continente europeu, a instalação vai permanecer em exibição na cidade de Melbourne, na Austrália, até à primavera de 2019.

O Museu da Lua já tinha passado pela Europa, sendo exibido em várias cidades europeias. Agora basta só arranjar o seu fato de astronauta e chegar em câmara lenta a esta instalação lunar.

Se pretende planear a sua visita e observar de perto a superfície lunar, conheça as datas completas no site do museu.

>> A entrada no Museu da Lua é gratuita.

Texto de Tiago Constantino

Conheça as cidades na Europa mais baratas para viajar


Veja também:
Casa Museu Anne Frank em Amesterdão reabre ao público após remodelação
5 museus fora do comum que nunca pensou visitar

Partilhar