A primeira chuva de meteoros do ano acontece já esta madrugada
[Imagem: Shutterstock]

Há ótimas notícias para os amantes de astronomia: o primeiro fenómeno do ano decorre esta madrugada, 4 de janeiro, onde vai poder assistir à chuva de meteoros Quadrântidas. Descubra aqui também outros acontecimentos que pode assistir ao longo do ano.

Um início de ano repleto de eventos astronómicos é sinónimo de «chuva de estrelas» no hemisfério norte. A fantástica chuva de meteoros das Quadrântidas decorre durante a madrugada de 4 de janeiro, às 02h20, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. Vai haver boas condições de observação, com céu limpo e escuro, já que o satélite terrestre atingirá a fase de Lua Nova a 6 de janeiro, estando apenas 5 por cento iluminado durante esta madrugada.

O nome Quadrântidas surge da constelação «Quadrans Muralis». Obsoleta nos dias de hoje, a constelação está situada próxima da Ursa Maior, entre as atuais constelações do Dragão e do Boieiro, numa zona onde se encontrava uma constelação já extinta – a Quadrante Mural, criada em 1795 pelo astrónomo Jérôme Lalande.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, esta é uma das melhores chuvas de meteoros no hemisfério norte, e, no seu pico máximo, este fenómeno vai ter uma Taxa Horária Zenital de 110 meteoros – cerca de 110 «estrelas cadentes» durante uma hora. É possível que este evento decorra durante pouco tempo, com o pico a durar apenas 4 horas.

As chuvas de meteoros são sempre espetaculares, mas, em 2019, há outros eventos que também merecem a sua atenção. E não, não falamos da famosa chuva de meteoros Perseidas, conhecida também como Lágrimas de São Lourenço.

Superluas cheias

Vão registar-se três superluas cheias, momento em que a Lua passa no ponto mais perto da Terra, nos dias 21 de janeiro, 19 de fevereiro e 21 de março. A maior será no dia 19 de fevereiro, quando a Lua estará apenas a 357 mil quilómetros da Terra.

Eclipse Solar Total

A 2 de julho será possível observar o único eclipse solar de 2019. O evento irá durar 4 minutos e 33 segundos e poderá ser observado online e em várias áreas do globo.

Mercúrio cruza o Sol

A 11 de novembro, o planeta Mercúrio vai ficar alinhado entre o Sol e a Terra. Esta é uma das 14 transições de Mercúrio esperadas durante o século XXI, voltando a acontecer em 2032. O evento terá uma duração de 5 horas e 29 minutos e será visível em várias partes da América do Norte e do Sul, Europa, África e Médio Oriente.

Chuva de Meteoros das Gemínidas

Esta será a última chuva de meteoros do ano e decorrerá entre 4 e 17 de dezembro. Caso as nuvens e o céu permitam, será possível ver a passagem do asteroide Faetonte pela órbita da Terra e observar os detritos, no seu pico máximo, a 120 «estrelas cadentes» numa hora.

Os melhores locais para ver as estrelas na Ásia


Veja também:
10 destinos incríveis para assistir a uma aurora boreal
50 experiências de viagem para ter pelo menos uma vez na vida

Partilhar