Qualquer altura é perfeita para uma road trip. Mas planear uma viagem de carro não é tão fácil quanto parece.

Implica uma preparação prévia para saber que sítios visitar, o que levar na bagagem, onde dormir e quais as melhores estradas. Para facilitar esse planeamento, damos-lhe 10 dicas:

1. Orçamento
Determine um orçamento e o seu destino final. Depois, comece por determinar que locais visitar até lá.

2. Onde ficar
Reserve o alojamento com antecedência, especialmente durante a época de verão ou feriados, e tome nota das políticas de cancelamento. Pode decidir parar em algum lugar não incluído inicialmente no itinerário ou ficar mais um dia numa cidade. Por outras palavras, reserve antecipadamente, mas deixe espaço para alguma flexibilidade. Poderá optar por ficar em parques de campismo – se for o caso, faça uma pesquisa para saber quais escolher.

3. Essenciais
Prepare o carro para a viagem. Leve-o à oficina para ter a certeza de que está tudo bem para fazer vários quilómetros. Arranje alguém para lhe ver a correspondência, tratar dos animais de estimação, regar as plantas e ficar atento à sua casa.

4. Melhores dias para viajar
Sair no início da semana. O melhor dia para começar uma viagem de carro é a segunda ou a terça-feira. De um modo geral, há menos trânsito e melhores ofertas de hotéis durante os dias úteis.

5. Melhores horários de viagem
Se suas atividades durante a road trip incluírem visitas a cidades ou pontos turísticos populares, evite conduzir quando há muito trânsito. Saia cedo ou deixe para o fim da tarde.

6. Número de horas de viagem por dia
Determine antecipadamente quantas horas considera ser possível conduzir por dia. Mas seja flexível, claro.

7. Descarregue uma boa aplicação de GPS
No entanto, não deixe de levar um mapa impresso, para o caso de ficar sem bateria.

8. O que colocar na bagagem
Leve apenas o essencial. Veja a meteorologia para os pontos de paragem. Não se esqueça de levar roupa fresca para usar durante o dia – se viajar no verão, claro – e agasalhos para a noite. Para prevenir qualquer imprevisto, tenha consigo medicamentos essenciais e um kit de emergência.

9. Comida e água
Leve lanches saudáveis (como palitos de cenoura, frutos secos e algumas barras de cereais) e garrafas de água.

10. Onde colocar a bagagem
Mantenha tudo o que precisar de repente no banco de trás ou num local de fácil acesso. As malas, e tudo aquilo que não seja imediatamente essencial, deixe no porta-bagagens. Até por uma questão de segurança não convém mostrar o que vai na bagageira.

Conheça, na nossa fotogaleria, cinco road trips que não pode perder.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar