Tesouros de Andorra vistos pelo embaixador em Portugal Jaume Serra

Texto de Leonídio Paulo Ferreira

Somos um país das montanhas. Todo o território se situa nos Pirenéus. ‘Um pequeno país nos Pirenéus’ chegou a ser o slogan turístico. E o ícone que usávamos era uma silhueta de montanhas», diz Jaume Serra, embaixador de Andorra. «Os picos vão quase até três mil metros e as pessoas vivem a uma altitude média de oitocentos metros. Nada em Andorra fica abaixo dos 650 metros. Somos um povo de montanheses. Há cem anos era uma vida dura, de camponeses e pastores, numa terra pouco generosa. Hoje somos um país moderno, de economia diversificada, mas onde o turismo é vital», acrescenta este antigo deputado, também ex-ministro da Economia, desde 2015 embaixador em Portugal.

«Época turística agora é todo o ano. E turistas procuram sempre a montanha, com neve ou não. O boom da economia andorrana acontece depois da Segunda Guerra Mundial, quando os franceses começam a fazer férias, a dar uso ao Guia Michelin [risos]. E para espanhóis e portugueses Andorra também cativava por ser uma zona livre de impostos. Ser diplomata andorrano em Portugal é simpático, pois muita gente tem nas suas memórias a viagem ao meu país para comprar produtos que não havia aqui. Andorra era uma espécie de porta para a Europa moderna. Lembro-me do sucesso das máquinas de barbear Philips [risos]», explica o diplomata, formado em Economia e mestre em Ciência Política.

Jaume Serra é também embaixador de Andorra junto da Santa Fé. [Imagem: João Silva/Global Imagens]
Andorra, de língua catalã e que resulta como país independente dos foros medievais, tem dois chefes de Estado, o presidente da República francesa e o bispo de Urgel. Desde 1993 tem também a figura do chefe de governo. «Os copríncipes reinam mas não governam», diz Jaume Serra. «Os andorranos estão orgulhosos de terem mantido o seu país desde o século XIII, sempre com as mesmas fronteiras. É uma heroicidade histórica», afirma este homem de 59 anos, com três filhos e um historial de trabalho que vai de gerente de gasolineira a administrador de um banco.

Relembra o embaixador que existe uma grande comunidade portuguesa em Andorra, cada vez mais bem integrada: «Somos 36 mil andorranos num total de oitenta mil habitantes. A primeira minoria é a espanhola e os portugueses são já a segunda. Há cada vez mais andorranos de origem portuguesa, até na política. Parte das famílias vieram para ficar.»

Os impostos continua mais baixos do que no resto da Europa, mas a ideia de ser um supermercado não é defendida. O país quer usar a beleza dos Pirenéus como trunfo, e a isso associar experiências como o vinho de montanha ou a gastronomia à base de produtos da terra.

«Somos um país bucólico. E temos um céu muito azul. Devo dizer que são muitos os dias de sol, mesmo no inverno. Faz frio mas há sol. E o azul do céu com o branco da neve é único em Andorra.»

Imagem de destaque: Rodrigo Cabrita/Global Imagens

Klára Breuer: «um dos tesouros culturais escondidos da Hungria» está em Fátima


Veja também:
As cidades na Europa mais baratas para viajar em 2019
12 destinos baratos para viajar em 2019: um em cada mês do ano