[Imagem: Shutterstock]

A Pakistan International Airlines (PIA) exigiu que os assistentes de bordo com excesso de peso percam alguns quilos. Caso não o façam, podem correr o risco de ser despedidos.

A companhia aérea do Paquistão emitiu um memorando com o objetivo de reduzir o peso da tripulação de cabine. De acordo com o jornal The Independent, os assistentes de bordo que registarem 14 quilos acima do peso desejado após 31 de janeiro de 2019, não serão autorizados a voar.

Para além disso, serão encaminhados para um centro médico especializado para iniciarem um tratamento para emagrecer até atingirem o Índice de Massa Corporal pretendido. Segundo os gráficos elaborados pela Pakistan International Airlines, o peso ideal para mulheres com 1,70 metros, por exemplo, deve estar entre os 60 e os 66 quilos.

Aproximadamente 5% da tripulação precisa de perder peso até ao dia 1 de julho para evitar o despedimento, afirmou Mashhood Tajwar, porta-voz da PIA, à CNN. Segundo o responsável, o memorando foi lançado para garantir que os comissários de bordo se mantenham «magros, inteligentes e em boa forma».

A companhia de aviação afirma que recebeu reclamações sobre assistentes de bordo «obesos» no último ano e ainda que estas medidas foram postas em prática por uma questão de saúde dos funcionários, mas também de aparência.

É de recordar que esta não é a primeira vez que uma companhia aérea controla o peso dos seus trabalhadores. Em 2015, a Air India dispensou vários membros da tripulação de cabine (a maioria mulheres) por terem excesso de peso.

Companhia aérea pede aos passageiros que deixem gorjeta à tripulação


Veja também:
Funcionário de aeroporto a dançar torna-se viral nas redes sociais
Pai reserva lugar nos seis voos onde filha trabalhou durante o Natal

Partilhar