Quando são servidas as refeições a bordo de um avião comercial a quantidade de plástico usado é um problema. Uma companhia aérea já resolveu essa questão com o «primeiro voo tripulado de passageiros sem um único objeto de plástico a bordo». Essa companhia é portuguesa.
A companhia aérea portuguesa Hi Fly foi a primeira do mundo a completar um voo de teste sem plástico a bordo. A partida da aeronave decorreu no dia 26 de dezembro de 2018, de Lisboa (Portugal) para Natal (Brasil), e mais de 700 passageiros participaram nesta experiência.
Mas o projeto não termina por aqui. De acordo com a Lonely Planet, o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, explicou que, dentro de 12 meses, a companhia pretende ser a primeira do mundo a voar sem utilizar qualquer plástico a bordo.
Em declarações, Mirpuri afirmou: «Estes voos de teste vão impedir que cerca de 350 quilogramas de plástico envenenem o nosso ambiente. Mais de 100 mil voos descolam todos os dias e, apenas durante o ano passado, os voos comerciais transportaram quase quatro mil milhões de passageiros. E é esperado que este número dobre dentro de 20 anos. Aqui, o potencial para marcar a diferença é enorme.»
A Hi Fly substituiu diversos objetos de plástico – copos, colheres, saleiros, sacos de enjoo, garrafas e escovas de dentes – por outros utensílios recicláveis, de bambu e embalagens de papel.
A tentativa para reduzir a utilização de plásticos na indústria das viagens é uma tendência cada vez maior. A companhia aérea Ryanair também já anunciou os seus planos para se livrar totalmente dos plásticos nos próximos anos.