Se sempre sonhou viver em Itália, esta pode ser uma boa oportunidade. Uma pequena localidade na Sicília colocou à venda diversas habitações por apenas 1 euro. Veja imagens deste paraíso na fotogaleria acima.

De acordo com a cadeia de televisão norte-americana CNN, a localidade italiana de Sambuca, na Sicília, está a vender várias habitações antigas pelo mero valor de 1 euro. Como outras pequenas povoações em Itália, esta vila é afetada pelo envelhecimento da população e pelas migrações dos mais jovens para as cidades.

A «Vila do Esplendor» não é a primeira vila italiana a optar por uma solução de repovoamento. Na Sardenha também foram vendidas várias habitações por 1 euro e Candela, em Foggia, pagava a quem se mudasse para a região.

Os representantes oficiais de Sambuca afirmam que se alguém quiser comprar uma propriedade, o processo será rápido. Em declarações, o vice-presidente e conselheiro turístico, Giuseppe Cacioppo, afirmou: «Contrariamente a outras vilas que apenas publicitavam a venda das casas, aqui a câmara municipal é proprietária de todas as habitações no mercado. Não somos intermediários no processo entre o dono e o comprador. Se quer uma casa, irá ter uma rapidamente.»

Mas como em outros casos do género, existem diversas regras a cumprir. Para dar início ao projeto, os novos donos têm de concordar em reconstruir e remodelar as propriedades – que estão a necessitar de algumas reparações.

Segundo a CNN, as dimensões das habitações desmoronadas podem variar entre os 40 e os 150 metros quadrados. O custo base para o início da renovação está fixado nos 15 mil euros, mas os compradores vão ter de fazer um depósito de 5 mil euros como segurança (devolvido após a conclusão das obras). O valor de 1 euro torna-se assim um investimento de 20,001 euros.

No site oficial de Sambuca é possível consultar a lista de propriedades disponíveis, assim como as dimensões e a localização das mesmas.

https://www.instagram.com/p/BsDdZLEhlFe/

Mas Cacioppo afirma que é uma ótima oportunidade: «Estamos localizados numa reserva natural, recheada de história. Há praias e natureza, tranquilidade e diversão. Um retiro idílico para escapar ao stress do dia-a-dia.»

A partir de Sambuca, pode visitar o vulcão do Monte Etna, há também visitas guiadas a ruínas antigas e arquitetura árabe. Sem nunca esquecer os fabulosos vinhos e a gastronomia local. Em 2016, foi eleita, em concurso, a localidade mais bela de Itália.

Se tem interesse em alguma destas casas é melhor começar a preencher os papéis de adesão, disponíveis no site oficial de Sambuca (em italiano). As primeiras já começaram a ser reclamadas. Descubra a beleza de Sambuca, na Sicília, na fotogaleria acima.

15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria


Veja também:
14 dicas para conhecer Itália como um local
Há uma vila secreta em Itália que é um autêntico paraíso

Partilhar