As viagens de negócios são oportunidades para sair do escritório e conhecer o mundo. E não se ficam pelas salas de reuniões. Aproveite para explorar um novo destino ou reunir num luxuoso hotel, já que nestes locais é fácil cruzar o trabalho com a diversão. São oito cidades espalhadas pelo planeta com oportunidades de negócio para 2019.

Texto de Tiago Constantino

Aproveite a pausa na rotina do trabalho e descubra uma nova cidade e uma cultura diferente. Nunca se sabe quando pode surgir uma possibilidade de negócio. Graças ao Índice Global de Centros Financeiros, que reúne as maiores metrópoles de comércio do mundo, é possível acompanhar quais os principais hubs de negócios e locais para arriscar a sua sorte.

Este ranking é baseado em mais de 29 mil avaliações financeiras e em cerca de uma centena de índices de organizações como o Banco Mundial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico e a empresa britânica Economist Intelligente Unit.

Muitos destes índices combinam fatores como o ambiente de negócios, o desenvolvimento do setor financeiro e das infraestruturas, o número de visitantes e a taxa de empregabilidade. E, é claro, nestes destinos é onde vai encontrar as sedes das maiores empresas do mercado atual. As grandes potências escolhem cidades estratégicas para poderem gerir melhor as empresas, a produção e o transporte da mercadoria.

Já sabe, basta apenas reunir, discutir o assunto, apresentar a proposta, fechar o acordo e, finalmente, guardar um pouco de tempo para aproveitar e explorar o fantástico destino que escolheu. Já está a pensar onde vai a sua próxima viagem de negócios?

Hong Kong, China – Oriente encontra o Ocidente

Há mais de um século que Hong Kong beneficia de uma localização geográfica privilegiada – é uma das principais portas de acesso à China continental e um dos maiores entrepostos comerciais do país. Talvez seja por isso que possui cerca de 110 consulados, mais do que qualquer outra cidade no mundo. É um importante centro financeiro e aglomera um grande número de instituições bancárias internacionais, como a empresa de investimentos First Pacific Company Ltd e o Bank of East Asia. Desde o período colonial que é conhecida por ser uma importante e ilustre cidade portuária, contando hoje com um sistema judicial transparente e uma excelente rede de telecomunicações.

Hong Kong tem cerca de 7,4 milhões de residentes e não é de estranhar que o número continue a crescer. A expansão do setor imobiliário, o aumento dos postos de trabalho e as baixas taxas de impostos tornam a cidade cada vez mais atrativa para empresas, investidores e financiadores internacionais. Detém um dos maiores PIB per capita do mundo e a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo, destacando a Bolsa de Valores entre as mais importantes no mercado.

>> discoverhongkong.com

Eventos em 2019

Maratona de Hong Kong
– 17 de fevereiro
Desde a primeira edição em 1997, tornou-se um evento internacional e atrai cada vez mais participantes.

47º Festival de Artes de Hong Kong
– De 21 a 22 de fevereiro
Apresenta uma grande variedade de espetáculos de música, ópera e dança tradicional e contemporânea.

Hong Kong Sevens
– De 5 a 7 de abril
É o evento desportivo mais popular na Ásia e reúne alguns dos grandes nomes do mundo do râguebi.

A Não Perder

Museu de História de Hong Kong
Uma viagem pela história milenar da região, com peças desde a Pré-História até ao território ter sidodevolvido à China.

Aldeia de Lai Chi Wo
Este pedaço de história, com mais de 400 anos, detém uma floresta praticamente intacta e é uma das aldeias mais preservadas de Hong Kong.

Templo de Sik Sik Yuen Wong Tai Sin
Um complexo de salões, santuários, pavilhões e altares, um destino para todos as esferas da sociedade de Hong Kong.

Luanda, Angola – A joia angolana

Na costa oeste do continente africano, Luanda não é apenas uma importante cidade portuária e a capital de Angola, mas também o principal, se não o único, centro financeiro, comercial e económico do território. Com mais de 2,4 milhões de habitantes, esta região não é unicamente um destino de negócios ideal mas um encontro entre o passado e o futuro de uma cultura cativante. Desde o final da guerra civil, em 2002, o país tem vivido um período de prosperidade e crescimento, com a reconstrução nacional a privilegiar principalmente o centro metropolitano de Luanda.

Aqui pode encontrar a sede de algumas das principais empresas do país – Angola Telecom, Unitel, Endiama, Sonagol, Linhas Aéreas de Angola e Odebrecht Angola. Apesar do evidente contraste social, a capital de Angola foi eleita várias vezes como a cidade mais cara do mundo. Do histórico porto marítimo é exportado principalmente café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal. O primeiro centro comercial de Angola, o Belas Shopping, foi inaugurado apenas em 2007, seguindo-se o Luanda Fashion Center, no bairro do Golf II, em 2009, totalmente dedicado à moda e beleza.

>> welcometoangola.co.ao

Eventos em 2019

Angola Oil & Gas 2019
– De 3 a 7 de junho
Organizado pela Africa Oil & Power, esta é a primeira conferência que reúne as autoridades governamentais do setor da energia, numa semana de debates e palestras.

Conferência Anual Power Tech África
– De 31 de janeiro a 1 de fevereiro
Palestras e debates sobre a potencialização de fontes renováveis e o desenvolvimento de regiões precárias.

Festival de Design de Luanda
– De 5 a 9 de novembro
Um evento que pretende ser um dos maiores festivais de design do país, reúne várias áreas da indústria num único espaço.

A Não Perder

Museu de Antropologia
O edifício mais antigo de Luanda, alberga hoje muitas peças indígenas e históricas.

Banco Nacional de Angola
A fachada cor-de-rosa, do arquiteto Vasco Regaleira, em 1956, é uma verdadeira joia arquitetónica.

Igreja N.ª Sr.ª da Nazaré
Datada de 1664, é um dos vários tesouros escondidos entre os arranha-céus da cidade.

Hamburgo, Alemanha – Porta da Europa

Chicago, EUA – A «segunda cidade»

Chicago é conhecida como a «segunda cidade» dos EUA e não é por acaso. Sendo uma das economias mais diversificadas do país, destaca-se pela inovação e gestão de risco nas tecnologias de informação e de saúde. A Bolsa de Mercadorias de Chicago é o mais antigo mercado de empréstimos derivativos do mundo e um dos que operam mais transições globais. Nesta cidade estão sediadas mais de quatrocentas grandes empresas e muitas delas surgem na lista da Fortune 500 – Con Agra, Boeing, Kraft Heinz e Archer Daniels Midland.

É, sem dúvida, um importante centro financeiro e o segundo maior distrito de negócios nos EUA, onde pode encontrar um dos 12 bancos da Reserva Federal do país. Com cerca de 2,7 milhões de habitantes, esta cidade é também um destino inigualável quando se fala de arquitetura, cultura e história, com um atrativo centro metropolitano. Entre os produtos mais populares e comercializados nos mercados da cidade, pode encontrar o trigo, o milho e a carne suína. E entre as várias reuniões no Central Business District, não pode deixar de experimentar a deliciosa piza ao estilo de Chicago.

>> choosechicago.com

Eventos em 2019

Money Smart Week
– De 30 de março a 6 de abril
Palestras, aulas, debates e atividades organizadas para melhorar a gestão financeira pessoal e empresarial. Entrada livre.

36.º Festival Anual de Blues de Chicago
– De 7 a 9 de junho
Celebrando o passado, o presente e o futuro, o festival conta com mais de cem artistas nacionais e internacionais a celebrar a rica tradição da cidade.

Ano do Teatro de Chicago
– De janeiro a dezembro
2019 foi designado como ano do teatro em Chicago e esse vai ser o foco durante todo o ano, enchendo a cidade de atividades e apresentações – é a primeira iniciativa do género nos EUA.

A Não Perder

Museu Field de História Natural
Graças aos trinta milhões de artefactos, é muitas vezes usado por cientistas para investigação.

Estádio Wrigley Field
É casa dos Chicago Cubs e o segundo estádio de basebol mais antigo da liga principal. Data de 1914.

Parque Millennium
Uma das principais obras arquitetónicas da cidade é um tesouro cultural, repleto de opções de lazer.

Seul, Coreia do Sul – Laboratório digital

L imitada a oeste pelo mar Amarelo e a este pelo mar do Japão, a capital da Coreia do Sul tem uma grande densidade populacional e conta com cerca de dez milhões de habitantes. Apesar do clima de tensão com a Coreia do Norte, desde 1948, o país não estagnou e tornou-se um dos maiores líderes em construção naval potencializando o comércio e as relações internacionais. Neste grande centro comercial existem diversas empresas sediadas dentro e fora da cidade – a Samsung, o LG Group, a Hyundai, a Kia Motors e a Daewoo.

A economia nacional tem favorecido gradualmente o desenvolvimento destas empresas, mantendo baixa a taxa de desemprego na capital da Coreia do Sul. Após os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e Campeonato do Mundo de Futebol de 2002, Seul abriu-se ao mundo e diversas filiais bancárias iniciaram negócios em território coreano, como o Citigroup ou o banco britânico HSBC. E, é claro, é uma das cidades pioneiras na produção e lançamento de aparelhos tecnológicos de última geração, com um forte investimento governamental nessa área. Aqui, cerca de noventa por cento da população está conectada à internet.

>> english.visitSeul.net

Eventos em 2019

Lotus Lantern Festival
– De 3 a 5 de maio
A festa de aniversário da divindade Buda atrai centenas de milhares de visitantes de todas as origens. As lanternas acesas são encantadoras.

Yeongdeungpo Yeouido
– Em abril de 2019
O festival das flores de primavera decorre em abril, quando as flores de cerejeira estão a abrir. Percorra a área junto à Assembleia Nacional, Yunjung-ro, para apreciar melhor.

Seollal
– De 4 a 6 de fevereiro
O Ano Novo Lunar é um dos festivais mais importantes na Coreia, celebrado durante três dias. É um tempo para honrar os antepassados e conversar com familiares.

A Não Perder

Templo de Gyeongbokgung
O principal palácio de Seul foi reabilitado várias vezes e continua a atrair milhares de turistas curiosos.

Memorial de Guerra da Coreia
Este gigantesco museu documenta a história da Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, através de exibições multimédia e artefactos.

Bruxelas, Bélgica – Epicentro europeu

Na capital da Bélgica, a política faz parte da maioria das conversas de café, ou não fosse aqui que encontra a sede do Parlamento Europeu. Bruxelas é, sem meias-medidas, o epicentro da Europa e decorrem aqui mais de mil reuniões de negócios por ano. A antiga fortaleza, fundada por um descendente de Carlos Magno, cresceu e tornou-se uma incrível metrópole com cerca de dois milhões de habitantes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas destacou-se como um centro de política internacional e económico.

Existem operações bancárias internacionais desde a criação da Société Générale de Belgique, em 1822, e várias instituições bancárias, como a Swift, Banksys e Euroclear, estão aqui sediadas. No centro do distrito comercial da cidade encontra o imponente edifício da reconhecida Bolsa de Valores de Bruxelas, e os mais de cinquenta bancos associados a ela. Chamariz para negócios nacionais e internacionais, mais de cinquenta por cento das empresas estrangeiras na Bélgica têm a sua sede em Bruxelas. A cidade é também reconhecida pela qualidade na produção de cerveja, com uma variedade alargada desta bebida, destacando-se a fábrica Cantillon Brewery, fundada em 1900.

>> visit.brussels

Eventos em 2019

Festival XS
– De 14 a 16 de março
Durante duas noites, a produtora XS oferece cerca de vinte espetáculos curtos exibindo a diversidade e a criatividade do teatro belga.

Festival de Jazz de Bruxelas
– De 10 a 19 de janeiro
Ao longo de dez dias, o jazz está vivo em todas as suas vertentes. Uma requintada seleção de artistas e um programa de filmes invejável.

Comic Con
– De 2 a 3 de março
A maior convenção de entretenimento, videojogos, anime, cosplay e filmes, apresentando produtos da indústria dos jogos.

A Não Perder

Parc du Cinquantenaire
Construído durante o reinado de Leopoldo II, é conhecido pelo conjunto de museus e os mais de 350 mil artefactos.

Grand Place
A principal praça de Bruxelas é um pequeno tesouro escondido, mas será certamente inesquecível.

Museu Horta
A antiga casa projetada e construída pelo arquiteto Victor Horta, entre 1898 e 1901, é uma joia de arte nova.

Zurique, Suíça – Metrópole dos Alpes

Ar puro, locais verdes, ruas limpas e sem crime. Sem qualquer surpresa, esta cidade é uma das melhores para viajar em negócios e marca quase sempre lugar nos primeiros lugares do top de qualidade vida. A maior cidade da Suíça é reconhecida mundialmente como um centro financeiro e os baixos impostos atraem empresas e instituições estrangeiras com objetivo de investir – aqui há a possibilidade de as empresas obterem «impostos personalizados».

A principal bolsa de valores suíça é a SIX Swiss Exchange, valorizada em mercado como uma das maiores do mundo. O ambiente empresarial da cidade oferece imensas oportunidades de trabalhar no setor financeiro. Na metrópole financeira, onde vivem mais de 1,8 milhões de habitantes, estão sediados alguns dos bancos mais bem-sucedidos, exemplo do UBS e do Credit Suisse, seguradoras e empresas de alta tecnologia. Zurique é também o mais importante centro de transportes da Suíça e detém o maior aeroporto do país e da região dos Alpes.

>> zuerich.com

Eventos em 2019

Swiss E-Business Expo
– De 3 a 4 de abril
Feira de marketing digital, de serviços de software, de mecanismos associados às redes sociais. Um paraíso para os interessados em estabilidade online.

Swiss Nano Convention
– De 6 a 7 de junho
Esta convenção reúne os líderes suíços e internacionais da ciência e da indústria das nanotecnologias, permitindo criar uma maior rede de contactos e de troca de ideias.

Maratona de Zurique
– 28 de abril
Popular entre profissionais e amadores, a rota do percurso proporciona uma experiência única ao longo da margem do lago Zurique.

A Não Perder

Museu Kunsthaus
A galeria de belas-artes de Zurique possui uma vasta coleção de arte, grande parte dela europeia.

Lago Zurique
Faz parte da geografia da cidade com as suas marginais, parques, jardins e locais para aluguer de embarcações.

Zoo de Zurique
Em habitats cuidados e bem conservados, este zoo é lar para mais de trezentas espécies.

Hamburgo, Alemanha – Porta da Europa

E sta cidade alemã tem um dos portos mais importantesdo mundo e, todos os anos, passam por aqui mais de 145 milhões de toneladas de produtos, juntamente com 120 milhões de visitantes. O grande comércio internacional é um dos fatores para esta cidade ter um grande número de consulados no seu território. A seguir a Berlim, é a segunda maior cidade da Alemanha, com mais de 1,7 milhões de habitantes e um verdadeiro centro cosmopolita – reúne cidadãos de mais de 180 países, incluindo portugueses.

Hamburgo é casa para mais de 36 mil empresas e durante vários séculos foi um importante centro comercial do norte da Europa. É sede do banco mais antigo da Alemanha, o Berenberg Bank, e a Bolsa de Valores de Hamburgo é bastante conceituada. Desde indústria pesada a grandes estaleiros navais, como o Blohm+Voss, passando pela engenharia aeroespacial (a Airbus tem aqui fábricas), há todo o tipo de oportunidades em Hamburgo. A cidade é também sede das revistas e jornais Bild, Die Welt, Der Spiegel e Geo, muitas vezes apelidada de capital da comunicação social alemã, recebe centenas de congressos, feiras e conferencias por ano.

>> hamburg.com

Eventos em 2019

Aniversário do porto de Hamburgo
– De 10 a 12 de maio
Paradas marítimas, fogo-de-artifício, música e comida no maior festival de Hamburgo.

Hanse Golf
– De 15 a 17 de fevereiro
Uma verdadeira demonstração do desporto no norte da Alemanha.

Aircraft Interiors Expo
– De 2 a 4 de abril
Conferências, feiras e exposições dos melhores modelos e produtos da engenharia aeroespacial.

A Não Perder

Mercado do Peixe
A funcionar desde 1703, os vendedores são uma das principais atrações.

Museu Hamburger Kunsthalle
Dois edifícios ligados por uma passagem subterrânea com obras desde o período medieval até clássicos do século XX.

Igreja de São Nicolau
Foi considerado o edifício mais alto do mundo, entre 1874 e 1876, e hoje continua a ser o maior da cidade.

Dublin, Irlanda – Sillicon Valley da Europa

Dublin está na frente internacional no que respeita a políticas e incentivos fiscais para captar investimento externo. A cidade tem 1,2 milhões de habitantes e detém algumas das principais conferências de viagens, tecnologia e comunicação da Europa – o centro de convenções contemporâneo da cidade tem vista para o rio Liffey. Já foi considerada uma das cidades mais amigáveis do mundo para viajantes em negócios e é uma das de topo em termos de globalização.

Aqui, as principais empresas são de tecnologia da informação, farmacêutica, transporte, turismo, hotelaria, serviços digitais e criativos. Sem deixando de parte os grandes hubs das principais marcas no mercado – Microsoft, Google, eBay, PayPal, Yahoo, Facebook ou Twitter. O grande volume de indústria informática faz parecer Dublin o «Sillicon Valley da Europa», e para cada banco de investimento existe uma startup especializada em desenvolvimento tecnológico. Isto, claro, sem nunca esquecer a famosa indústria de cerveja irlandesa, em que uma das marcas mais reconhecidas é a Guinness, de 1759. Entre reuniões e negócios tente arranjar um pouco de tempo para descobrir a fantástica herança literária desta capital.

>> visitdublin.com/

Eventos em 2019

All Irland Business Summit
– 2 de maio
Um evento que junta produtos e serviços, investidores e startups e especialistas num único local.

Festival de São Patrício
– De 15 a 18 de março
O famoso festival Irlandês cria energia e emoção no país, levando os visitantes a participar nas celebrações.

DMX Dublin
– 7 de março
Celebra o cruzamento do marketing digital, do design e dos media, reunindo os principais líderes das áreas.

A Não Perder

Castelo de Dublin
Erguido em 1230, é impressionante pelas imponentes muralhas e pela torre circular.

Museu Nacional da Irlanda
Concluído em 1704, é hoje casa da coleção de Artes Decorativas e História com uma variedade de excelentes exposições.

Cervejaria da Guinness
Visite os 26 hectares da famosa cervejaria e explore os sete andares do edifício.


Veja também:
Estudo revela as melhores cidades para começar um negócio
Esta é a melhor cidade para visitar no próximo ano – não pode perder

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.