A Volta ao Mundo elegeu uma dezena de destinos para visitar este ano. E não, não ficam todos do outro lado do mundo ou apenas ao alcance dos mais endinheirados. Da Bulgária ao Sri Lanka, da vizinha Espanha ao Panamá, há destinos para todos os gostos e possibilidades. Faça as malas e comece já a planear a próxima viagem.

Textos de Rita Aleixo

01 – Londres e Manchester

Na Europa, voamos até ao Reino Unido, país que poderá deixar de fazer parte da União Europeia (UE) no final de março deste ano, quase três anos depois do referendo de junho de 2016, que levou a que mais de 50% dos britânicos votassem a favor do BREXIT (nome dado à saída do Reino Unido da UE, resultante da junção das palavras «Britain» e «Exit»). As entidades ligadas ao setor do turismo, tanto em Portugal como no Reino Unido, mantêm-se na incerteza relativamente à relação futura entre os dois países, uma vez que as condições e ao impacto real deste processo ainda não são conhecidos. Este ano, que marca uma viragem na história deste país europeu, deixamos-lhe duas sugestões para acrescentar à lista de «viagens por realizar»: Londres e Manchester. Dinâmica, cosmopolita e apaixonante. A capital de Inglaterra é dos poucos lugares na Europa que obtém consenso entre os viajantes: todos a adoram. Com atividades culturais e atrações turísticas que nunca mais acabam, podia ser considerada capital mundial. Démodé? Nunca. Londres reinventa-se à velocidade da luz. Surge (quase) sempre nos rankings com os locais mais visitados do mundo e, por mais vezes que a visitemos, conseguimos sempre ficar surpreendidos. No ano passado, foi considerada pelo Nestpick, motor de busca alemão de apartamentos, como a terceira melhor cidade para os millenials viverem. Alguns locais obrigatórios para visitar: Big Ben, Covent Garden, London Bridge, Hyde Park, Natural History Museum, Piccadilly Circus e Buckingham Palace. Sugestões de sítios menos óbvios para conhecer: Kew Gardens, Royal Courts of Justice e Shakespeare Globe. Rumamos agora a norte, em direção a Manchester. Ao contrário de Londres, esta cidade industrial não reúne consenso entre os viajantes: tanto gera ódios, como amores. Com uma silhueta marcada por canais e edíficios industriais de tons escuros, esta cidade tem muito mais para oferecer para além do futebol. Terra das famosas bandas Oasis ou New Order, esta cidade de chaminés dominada pelo pantone «cor de tijolo» respira música e movimento. O que fazer em Manchester? Visitar a Catedral de Manchester; conhecer a área de Castlefield, um dos símbolos da revolução industrial no Reino Unido, com alguns dos melhores pubs da cidade; e explorar o Platt Fields Park.

Quando ir

A melhor altura para visitar o Reino Unido é entre o final de abril e o final de setembro, uma vez que nos restantes meses do ano as temperaturas são mais baixas e costuma chover. Porém, se gosta de frio, pode sempre aproveitar a época natalícia para conhecer a magia dos mercados de Natal de Londres, por exemplo.

Documentos: Cartão de Cidadão
Moeda: libra esterlina (oficial)
Fuso horário: igual a Portugal
Idioma: Inglês (língua oficial)

visitbritain.org | visitlondon.com
visitmanchester.com

Curiosidade

» Após os Jogos Olímpicos de 2012, Londres tornouse na primeira cidade a receber este evento multidesportivo três vezes.
» Manchester é a segunda zona urbana mais populosa no Reino Unido.

A não perder

Em Londres
Passear na Oxford Street; ver o render da guarda no Palácio de Buckingham; tirar a fotografia da praxe, junto a uma das famosas cabines telefónicas vermelhas espalhadas pelas ruas; e andar na roda gigante, London Eye.

Em Manchester
Subir ao topo da Clock Tower; se possível, assistir a um jogo do Manchester United ou do Manchester City; e ver um espetáculo de música ao vivo num dos bares da Oxford Road.

Evento

Em Londres
Torneio de Wimbledon

Este é um dos torneiros de ténis mais antigos e famosos do mundo. É realizado no All England Club, no distrito de Wimbledon, Londres, desde 1877. Decorre de 1 de julho a 14 de julho de 2019.
wimbledon.com

02 – Costa Brava e Costa Dourada

Em destaque na edição de novembro de 2018 da revista Volta ao Mundo, a ‘vizinha’ Catalunha é um destino surpreendente. Barcelona continua a ser um ponto de passagem obrigatório para quem visita a região, mas, longe da azáfama da popular cidade da Sagrada Família, há ainda muitos locais incríveis por descobrir. História, natureza, gastronomia, aventura e cultura – as experiências não acabam. E praia, é claro. Costa Brava, diz-lhe alguma coisa? Considerada a «costa selvagem» da Catalunha, trata-se da zona turística costeira da província de Girona – onde foi gravada parte da série Guerra dos Tronos – que se estende por mais de 200 quilómetros. Formada for falésias escarpadas, intercaladas com pequenas baías e belos areais, tem um clima mediterrânico típico. Cadaqués, Parque Natural Cap de Creus e Palamós são alguns dos nomes a decorar. Da Costa Brava rumamos alguns quilómetros a sul, até à Costa Dourada. O nome diz tudo: é uma referência direta às suas praias com areais cor de ouro e às paisagens dignas de postal. Tal como a escaldante Costa do Sol, tem muito para oferecer aos viajantes que anseiam uns dias de descanso com os pés na areia. Sítios a não perder: Cambrills, Tarragona, Reus e ainda o Parque Natural Delta do Ebro e o Port Aventura, um parque de diversões localizado perto da vila de Salou. Com diversos locais de interesse histórico e cultural e ainda uma gastronomia variada (não se esqueça de provar o Tomàquet, um pão rústico com sal, azeite e tomate), é um destino perfeito a ‘dois’ passos de casa.

Quando ir

Julho e agosto são ideais para quem quer aproveitar as praias e o clima quente. Para os que não toleram o calor, junho e setembro são o ideal.

Documentos: Cartão de Cidadão
Moeda: Euro
Fuso horário: GMT +1 hora
Idiomas: Catalão (oficial) e castelhano

spain.info | catalunya.com

Curiosidade

A Catalunha é a terra natal de várias personalidades ligadas às artes, nomeadamente Salvador Dali, Juan Miró e Antoni Gaudi.

A não perder

Uma das melhores maneiras de conhecer a Catalunha é a partir do céu. Como? Num passeio de balão. Disponível a partir de 160 euros por pessoa.
voldecoloms.cat

Evento

Festival Daydream
Originário da Bélgica, trata-se de um espetáculo de música eletrónica que decorrerá este ano perto de Barcelona (as datas serão anunciadas brevemente). Um evento que convida os visitantes a entrarem num «paraíso de música, cor e fantasia».
daydremfestival.es

Temps de Flors
Flores, cores e mais flores. O Festival das Flores de Girona é considerado uma das festividades mais bonitas em território espanhol. Entre 11 e 18 de maio, as ruas enchem-se de instalações de arte decoradas com flores, celebrando a chegada da primavera.
gironatempsdeflors.cat

03 – Matera

Tal como Plovdiv, também a cidade medieval de Matera é Capital Europeia da Cultura em 2019. Localizada no sul de Itália, na região de Basilicata, Matera é uma boa alternativa para os viajantes que pretendem fugir da confusão das populares cidades italianas, como Roma ou Veneza. Repleta de tesouros históricos e de ruas e praças pitorestas de visita obrigatória, apresenta paisagens deslumbrantes. Porém, o panorama nem sempre foi ‘cor-de-rosa’. Há pouco mais de meio século, Matera era uma das cidades mais pobres da Europa Ocidental, com aproximadamente 20 mil pessoas instaladas em antigas habitações, chamadas sassi, construídas em grutas na ravina. Nesta época, Matera foi denunciada como «a vergonha de Itália» e os moradores acabaram por ser transferidos destas ‘cavernas’ para outras habitações na parte nova da cidade. Somente algumas décadas mais tarde é que o valor patrimonial destas construções acabou por ser reconhecido, altura em que alguns habitantes regressaram à zona, erguendo também cafés, restaurantes, hóteis e galerias. Atualmente, esta zona – Sassi di Matera – é o centro histórico da cidade, divido em duas secções: Sasso Barisano e Sasso Caveoso. Classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1993, esta «cidade de pedra» demonstra como era a habitação local desde os tempos pré-históricos, sendo «o exemplo mais notável de uma construção feita pelos homens das cavernas no Mediterrâneo», tal como descreve a Organização. Não descarte a hipótese de visitar este tesouro europeu este ano – afinal, Matera é Capital Europeia da Cultura.

Quando ir

A melhor época para visitar o sul de Itália é entre junho e setembro.

Documentos: Cartão de Cidadão
Moeda: Euro
Fuso horário: GMT +1 hora
Idioma: italiano

matera-basilicata2019.it

Curiosidade

Esta Città Sotterranea (Cidade Subterrânea, em português) já foi utilizada para gravar cenas bíblicas para algumas produções cinematográficas.

A não perder

Visitar a Catedral de Matera, a rede de canais Palombaro Lungo, a Igreja de San Pietro Barisano, a Casa Noha, e o MUSMA – Museo della Scultura Contemporanea. Belvedere é o local ideal para fotografar e apreciar as vistas desta «cidade cravada nas rochas».

Evento

Festa della Bruna
Trata-se de uma festividade religiosa anual, a maior festa da cidade de Matera. Decorre no dia 2 de julho de 2019.
festadellabruna.it/

Matera, Capital Europeia da Cultura em 2019
Consulte os restantes eventos a decorrer este ano nesta cidade italiana: matera-basilicata2019.it

04 – Plovdiv

Localizada nas margens do rio Maritsa, a cidade búlgara é um importante centro económico e cultural. Eleita Capital Europeia da Cultura de 2019, esta pérola dos Balcãs é ainda pouco conhecida entre os viajantes. Mas razões não faltam para conhecer a fundo este tesouro. Com diversos achados arqueológicos e vários monumentos bem preservados (principalmente oriundos da civilização grega e da civilização romana), esta é uma cidade histórica, com mais de seis mil anos. Faz parte da lista das cidades mais antigas do continente europeu, apresentando vestígios de vida do período Neolítico, que romontam a 4000 a.C. Conta a História que Plovdiv foi invadida pelos Trácios, Macedónios, Tomanos e, mais tarde, pelos Otomanos. O que visitar em Plovdiv? O anfiteatro romano (Philippopolis), o mais bem preservado da zona dos Balcãs, que recebe inúmeros espetáculos; o anfiteatro grego, o Odeon, onde se realizam sessões mais intimistas; o Mosteiro ortodoxo de Bachkovo, o segundo maior da Bulgária; e o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv. Contemple também as famosas casas de Art Noveau pela cidade e aproveite as férias para desfrutar do melhor que a gastronomia local tem para oferecer. Este é o ano certo para olhar para o charme de Plovdiv com mais atenção – esta cidade promete surpreender os visitantes.

Quando ir

Melhores alturas para visitar a Bulgária: na primavera (entre abril e junho) ou em setembro.

Documentos: Cartão de Cidadão
Moeda: Lev Bulgaro
Fuso horário: GMT +2 horas
Idioma: Búlgaro (língua oficial)

bulgariatravel.org | visitplovdiv.com | plovdiv2019.eu

Curiosidade

Plovdiv é a segunda maior cidade da Bulgária.

A não perder

Usufrua dos free walk tours para conhecer o centro da cidade e as lendas locais (freeplovdivtour.com). Aproveite também o vasto programa cultural que a cidade preparou para os turistas em 2019 (plovdiv2019.eu).

Evento

Dias de Música da Casa Balabanov
Duas vezes por ano, a icónica Casa Balabanov, em Plovdiv, recebe espetáculos de música clássica.

Plovdiv, Capital Europeia da Cultura em 2019
plovdiv2019.eu

05 – Sri Lanka

Oficialmente chamado de República Democrática Socialista do Sri Lanka – foi eleito pela Lonely Planet como o melhor destino para visitar em 2019. E percebe-se porquê. Vida selvagem, templos, surf e cultura, há tudo isto e muito mais para descobrir neste país insular asiático. Este ano assinala-se uma década do final da Guerra Civil, que teve início em 1983 e terminou em 2009. Atualmente em fase de crescimento e mudança, o país está preparado para receber aventureiros que desejam aproveitar uma viagem de sonho do outro lado do mundo. Depois de ter sido também afetado por um tsunami em 2004, que obrigou a comunidade a unir esforços para reabilitar a ilha, o Sri Lanka – classificado pela UNESCO como Património Mundial – está agora a recuperar o interesse internacional. Colombo, a capital, Anuradhapura, Polonnaruwa, Sigiriya, Pico de Adão e Galle são alguns dos locais a assinalar. Terra de paisagens verdejantes e de praias de cortar a respiração é sinónimo de riqueza cultural, natural e humana. Esta ilha em forma de lágrima situada no oceano Índico (conhecida por muitos portugueses como Ceilão) recebe de braços abertos quem a visita. O destino ideal para quem quer absorver boas energias.

Quando ir

Com duas estações – de chuvas ou de seca – este país tropical deve ser visitado entre dezembro e março (para quem for para a costa sul e oeste) ou entre maio e setembro (para os turistas que queiram explorar a costa leste).

Documentos: passaporte e autorização prévia de entrada (consulte mais informações em eta.gov.lk). Nota: este visto tem uma validade de 30 dias a contar da data de entrada no país.
Moeda: Rupia Cingalesa (LKR)
Fuso horário: GMT +5H30
Idiomas: Sinhala e Tamil (o Inglês é utilizado frequentemente).

srilanka.travel

Curiosidade

Algumas palavras do idioma oficial do Sri Lanka são em português, resultado da colonização portuguesa no século XVI.

A não perder

Contemplar (e fotografar!) o pôr do sol a partir das muralhas da cidade de Galle e observar os elefantes na região de Polonnaruwa – são experiências únicas.

Evento

Dia da Independência
O país conquistou a independência a 4 de fevereiro de 1948. um dia comemorado todos os anos com desfiles, festivais e fogo de artifício um pouco por todo o país.

Kandy Esala Perahera
Conhecido como o Festival do Dente é talvez a maior (e a mais espetacular) festa local. Trata-se de uma procissão histórica realizada anualmente para homenagear a relíquia do dente sagrado de Buda, que fica em Kandy. O evento começa no final do mês de julho.

06 – Indonésia

A República da Indonésia fica entre o Sudeste Asiático e a Austrália e é um daqueles destinos que nos faz sonhar. Nada mais nada menos do que o maior arquipélago do mundo (composto por mais de 17 mil ilhas) e o quarto país mais populoso do planeta – com mais de 260 milhões de habitantes. Razões não faltam para conhecer este paraíso de praias de sonho, templos e tribos ancestrais. Bali, uma ilha pertencente ao arquipélago das Pequenas Ilhas de Sonda é, provavelmente, o destino mais popular . Também conhecida como «Ilha dos Deuses», foi considerada várias vezes como o melhor destino do mundo. Spot de eleição para praticantes de surf, amantes de natureza e casais em lua-de-mel, esta ilha tropical atrai cada vez mais curiosos. Contudo, sendo o país com mais ilhas do mundo, a Indonésia tem muitos outros locais que são uma alternativa à concorrida Bali. Lugares mais calmos, espirituais, longe dos problemas do quotidiano e, claro, das multidões. Tome nota: Mil Ilhas, Tanjung Lesung (Banten), Lago Toba (Samatra) e Wakatobi (Sulawesi). Se, por outro lado, está em busca de um destino mais urbano, visite a capital – a moderna Jacarta, localizada na ilha de Java. Outros locais a não perder: Ilhas Gili e Lombok. Dica: para explorar as ilhas, o ideal é andar de bicicleta ou de mota. Atenção: conduz-se pela esquerda e há poucas indicações na estrada.

Quando ir

De abril a setembro (meses de clima ameno).

Documentos: passaporte. Nota: a isenção de visto é válida por 30 dias (não prorrogável). Os viajantes que pretendam permanecer mais tempo, devem requerer visto de entrada na Embaixada da Indonésia em Lisboa.
Moeda: Rupia Indonesia (IDR)
Fuso horário: a Indonésia é abrangida por três fusos horários diferentes: GMT +6 (verão) e +7 (inverno) na zona ocidental (Jacarta); GMT +7 (verão) e +8 (inverno) na zona central (Bali); e GMT +8 (verão) e +9 (inverno) na zona oriental (Molucas).
Idioma: Bahasa Indonesia (oficial)

indonesia.travel/gb/en/home | hinstagram.com/indtravel

Curiosidade

» Das mais de 17 mil ilhas da Indonésia, apenas seis mil são habitadas.
» Em Bali, apesar da popularidade do futebol, o desporto nacional tradicional são as lutas de galos.

A não perder

Visitar Borobudur, o maior templo budista do mundo, situado em Java. É preciso subir dezenas de degraus para subir ao topo desta maravilha, erguida durante os anos 700 e 800 d.C. Dos 35 metros de altura, os visitantes podem apreciar uma deslumbrante paisagem verde. Outras atividades a não perder: explorar os lagos de Kelimutu nas crateras de vulcões e o Parque Nacional de Komodo, em Tenggara; mergulhar e aprender a fazer surf em Kuta (Bali); e conhecer os rituais de Tana Toraja (ilha Sulawesi).

Evento

Dia da Independência da Indonésia
Celebrada a 17 de agosto, a data é assinalada todos os anos com várias atividades oficiais e jogos tradicionais. Os habitantes costumam decorar as casas com as cores da bandeira nacional (branco e vermelho).

World Surf League 2019
Vários locais na Indonésia serão, mais uma vez, a sede da WSL deste ano.
worldsurfleague.com

07 – São Tomé e Príncipe

Calma, sonhos e sorrisos, esta é talvez a melhor forma de resumir a essência de São Tomé e Príncipe. Eleito pela CNN como um dos dez destinos de sonho para 2014, o segundo país mais pequeno de África – composto por duas ilhas, São Tomé e o Príncipe – é o «local ideal para aperfeiçoar a arte da calma», como caracterizou, na altura, a cadeia norte-americana. Nos últimos anos o país tem vindo a apostar cada vez mais no turismo, mas sempre com uma preocupação em mente: a sustentabilidade ambiental. O principal responsável por estes esforços tem sido a HBD, a principal entidade privada no arquipélago a apoiar o ecoturismo, sem esquecer o crescimento social e económico. Antiga colónia portuguesa, este pequeno refúgio paradísico está à espera de ser descoberto pelos viajantes mais curiosos. O que visitar? A roça Monte Café, em São Tomé, a roça Sundy, no Príncipe, as praias desertas e, claro, a capital do país, São Tomé. Razões não faltam para conhecer este país repleto de tesouros, que preza a sua estabilidade política, segurança e paz social.

Quando ir

Com um clima tipicamente equatorial, tropical e húmido, este país insular tem duas estações definidas. Entre junho e agosto o clima é mais seco (as temperaturas são mais baixas e há menos precipitação) e de setembro/ outubro a maio chega a estação da chuva, com temperaturas mais elevadas. Um conselho: ir à consulta do viajante antes de partir.

Documentos: passaporte. Nota: os portugueses estão isentos de visto para permanências inferiores a 15 dias. Caso pretendam ficar mais tempo, devem consultar a embaixada em Lisboa.
Moeda: Dobra (STD). 1 EURO – 24,5 STD
Fuso horário: GMT -1 hora
Idioma: português

stptourism.st

Curiosidade

O imaculado Ilhéu das Rolas fica a sul da ilha de São Tomé e localiza-se exatamente sob a Linha do Equador.

A não perder

Príncipe
Dar um mergulho nas águas cristalinas das praias Banana, Macaco ou Abade.

São Tomé
Conhecer as praias Inhame e Lagoa Azul.

Evento

Festa da Indepedência
Celebrada a 12 de julho, esta é a maior festividade do país. Nesta data, as populações de ambas as ilhas festejam com concertos ao ar livre, desfiles, espetáculos de danças étnicas, entre outras atividades.

08 – Ilha Maurícia

Localizado a cerca de dois mil quilómetros da costa sudeste do continente africano, este país insular do oceano índico é a prova de que o paraíso existe mesmo. Eleito como o destino mais romântico do mundo na última edição dos World Travel Words, cuja Grand Final decorreu em Lisboa, no passado mês de dezembro, este é um dos lugares mais procurados por casais em lua-de-mel. Neste arquipélago – composto pelas ilhas Maurícia, Rodrigues e ainda por outras mais pequenas (Cargados Carajos e Agalega) – há de tudo um pouco. Praias de sonho com palmeiras e águas cristalinas, gastronomia, religião, lições de história e exotismo. Em Port Louis, a capital e maior cidade da República das Maurícias, os viajantes poderão visitar restaurantes e mercados do mundo, apreciar a arquitetura colonial e sentir a fusão de culturas. Este destino tropical – um dos mais seguros do planeta – tem muito para oferecer aos visitantes. 2019 é o ano certo para rumar a este paraíso terrestre. Já fez as malas?

Quando ir

A melhor época para visitar as Maurícias é entre junho e novembro (altura em que há menos chuva e também menos humidade).

Documentos: passaporte
Moeda: Rupia Mauriciana (MUR)
Fuso horário: GMT +4
Idioma: Crioulo Mauriciano, francês e inglês

mauritius.net

Curiosidade

A dança tradicional da ilhas Maurícias é a Sega, que é acompanhada com instrumentos tradicionais.

A não perder

Praticar snorkeling; passear de barco; experimentar a gastronomia local, que apresenta influências de várias cozinhas do mundo; visitar a zona turística de Grand Baie, o Parque Nacional Black River Gorges, a mansão-museu colonial Eureka, o Jardim Botânico Sir Seewoosagur Ramgoolam, o templo tamil de Kaylasson e ainda Chamarel, para contemplar a queda de água e as fascinantes areias coloridas.

Evento

Divali
Também conhecida como o festival das luzes, esta é uma festa religiosa hindu que decorre no final de outubro ou no início de novembro. Tal como as Maurícias, também a ilha Reunião comemora esta data.

09 – Cidade do Panamá e San Blas

Vamos agora ao continente americano para conhecer o Panamá. Este país de clima tropical, que liga a América Central à América do Sul, faz fronteira com a Costa Rica e com a Colômbia. Dividido pelo famoso Canal do Panamá, este país é atravessado por várias cadeias montanhosas. Na sua capital, Cidade do Panamá, os visitantes podem encontrar uma arquitetura moderna – marcada por arranha-céus – que contrasta com os edifícios de Casco Viejo, a zona histórica da cidade, também conhecida como San Filipe ou Casco Antiguo. Neste bairro, classificado como Património Mundial pela UNESCO, os viajantes poderão encontrar uma vasta diversidade de lojas, cafés e restaurantes, assim como uma grande variedade de estilos arquitetónicos. Alguns pontos de passagem obrigatória: a Plaza de la Independencia, a Catedral, o Museu do Canal e o Biomuseo. Os amantes da vida ao ar livre podem visitar o único refúgio da vida selvagem desta metrópole, o Parque Natural Metropolitano, ou fazer uma visita ao arquipélago de San Blas (ou Kuna Yala, como é chamado pelos nativos). Composto por mais de 300 ilhas, localizadas a leste do Canal do Panamá, é o lar dos índios Kuna, os únicos habitantes deste paraíso. Praias de sonho, aldeias palafitas, florestas tropicais – isto e muito mais para descobrir em San Blas, «as caraíbas do Panamá». Este é um destino que nem sempre vem nos roteiros, mas que pode ser uma boa alternativa às ilhas paradisíacas mais populares para passar férias.

Quando ir

A altura mais indicada para visitar este país é entre os meses de janeiro e abril. A época chuvosa vai de maio a novembro.

Documentos: passaporte. Nota: isenção de visto de turismo por um período inferior a 90 dias.
Moeda: Balboa/Dólar Americano
Fuso horário: GMT +5horas
Idioma: Castelhano (oficial) e Inglês

visitpanama.com

Curiosidade

O Canal do Panamá tem 77,1 quilómetros de extensão.

A não perder

Cidade do Panamá
Fazer uma caminhada na cinta costera; visitar o Canal do Panamá; e subir até ao Cerro Ancón para admirar a vista para o centro da cidade e para o Canal.

San Blas
Praticar snorkeling; dar um mergulho nas praias desertas; e passear de barco para conhecer as ilhas (Perro Chico, Aguja e Tubisenika são algumas das mais conhecidas).

Evento

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019
A 34.ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude decorrerá na Cidade do Panamá, entre os dias 22 e 27 de janeiro.
panama2019.pa

Festival de Nogagope
A decorrer de 10 a 12 de outubro, esta é uma festa que celebra a dança tradicional Kuna, chamada Nogagope. O festival tem lugar em Digir Dubu, Ilha Tigre, no arquipélago de San Blas.

10 – Patagónia

Viajamos agora rumo ao ‘fim do mundo’. Longe dos ritmos quentes do tango e da agitação da capital deste país sul-americano, Buenos Aires, existe um tesouro natural (quase) virgem, repleto de segredos por descobrir. Falamos da Patagónia. Situada na Argentina e no Chile, esta região geográfica integra a zona mais a sul da cordilheira dos Andes. É o refúgio perfeito para os aventureiros que não dispensam o contacto com a natureza. Entre lagos, animais selvagens (como leões-marinhos ou pinguins) e colinas de vegetação rasteira, a trata-se de um local remoto que suscita a curiosidade dos mais audaciosos. Neuquén (San Martín de Los Andes), Chubut, Río Negro (Bariloche), Santa Cruz (El Calafate) e a zona leste da Terra do Fogo (cuja capital é Ushuaia) são algumas das localidades que integram a parte argentina da Patagónia. Já na parte chilena desta região, encontramos as localidades de Valdívia, Chiloé, Puerto Montt, o lado ocidental da Terra do Fogo, entre outras. Com quatro tipos de clima, esta região oferece paisagens deslumbrantes (e variadas): florestas, desertos, rios e vales, montanhas e glaciares. Dominada pelos ventos sibilinos, que ocorrem em grande parte do ano, esta extensa região merece ser visitada – e preservada. Dica: para se deslocar nesta região, opte por andar de avião, uma vez que as distâncias entre as cidades são bastante significativas. Pode optar também por viajar de autocarro (andesmar.com | elrapidoint.com.ar) ou alugar um carro para conhecer a zona. Pronto para pôr a mochila às costas e rumar ao ´fim do mundo’?

Quando ir

Na Patagónia, as mudanças de clima durante o dia são comuns. As temperaturas nesta região e na Terra do Fogo podem variar entre -20ºC no inverno e 15ºC na estação mais quente do ano. A melhor época para viajar até esta zona do planeta é entre novembro e fevereiro, durante o verão austral. A primavera (entre setembro e novembro) e o outono (entre março e junho) também podem ser boas alturas para conhecer esta região. Entre julho e agosto, no pico do inverno, não é aconselhável visitar a Patagónia. Nota: A TAP inaugurará este ano uma ligação direta entre Lisboa e Buenos Aires. Saiba mais em flytap.com.

Documentos: passaporte. Nota: os cidadãos portugueses têm isenção de visto para permanências não superiores a 90 dias.
Moeda: peso argentino
Fuso horário: GMT -3horas
Idioma: Castelhano (língua oficial)

argentina.travel

Curiosidade

» O nome «Patagónia» deriva da palavra «patagones» usada pelo navegador português Fernão de Magalhães no século XVI para descrever o povo nativo que a sua expedição acreditou serem gigantes. O grupo de etnias ameríndias da Patagónia – os tehuelches – ficaram assim conhecidos como «patagones» (ou «patagões»), que significa homens de pés grandes.
» É a região do mundo com mais glaciares (à exeção dos polos).

A não perder

Percorrer a Ruta 40, a estrada mais longa da Argentina; fazer ski nas estâncias de neve Cerro Chapelco ou no Cerro Catedral; visitar o museu Glaciarium, em El Calafate, o Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares, o Museu Marítimo e do Presídio e o Museu do Fim do Mundo, ambos em Ushuaia, e ainda o Parque Nacional Tierra del Fuego (local ideal para os amantes de trekking).

Evento

Patagonia Run 2019
Indicado para desportistas amadores ou profissionais, esta corrida non-stop decorre nos dias 12 e 13 de abril deste ano. Os participantes enfrentarão diversos obstáculos, sempre cercados pela rica biodiversidade desta região.
patagoniarun.com


Reportagem publicada na edição de janeiro de 2019 da revista Volta ao Mundo (número 291).


Veja também:
Os destinos menos conhecidos pelos turistas para visitar em 2019
15 cidades europeias perfeitas para passar um fim de semana em 2019

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.