A capital italiana da moda tem um novo espaço verde à espera de ser visitado. Mas não se trata de um espaço verde qualquer. Vejas as imagens na fotogaleria acima.
Localizada no bairro de Porta Nuova, junto do icónico edifício Bosco Verticale e de outros arranha-céus, a nova zona verde da cidade é muito mais do que um simples jardim. Foi projetada pelo estúdio holandês Inside Out/Petra Blaisse e tem o nome de «Biblioteca degli Alberi» (Biblioteca das Árvores, em português).
Concebida em 2003 como um novo estilo de parque público, alberga mais de 135 mil plantas, que incluem cem espécies distintas e 500 árvores.
Para além da vasta (e surpreendente) ‘biblioteca’ de plantas, esta área – o terceiro maior espaço urbano verde no centro de Milão – destaca-se ainda pelo seu design único, marcado por caminhos com desenhos geométricos e frases com temas de botânica e ainda por zonas circulares limitadas por árvores, pensadas, por exemplo, para a realização de eventos.
A «Biblioteca degli Alberi» está ligada a uma rede de ciclovias e de percursos pedestres, que fazem a conexão deste pulmão verde com outros espaços públicos movimentados da cidade. A inauguração deste parque é a última ação de um projeto que nasceu com o intuito de renovar a área de Porta Nuova.
Se estiver a planear uma visita a esta cidade do norte de Itália, não se esqueça de acrescentar este parque ao roteiro. Conheça um pouco deste novo espaço verde, na fotogaleria acima.
Texto de Rita Aleixo
Milão: A cidade da moda é também do design, dos automóveis e do cinema