Por todo o mundo, as celebrações do Ano Novo chinês de 2019 já começaram e em Portugal a tradição não é diferente. Este fim de semana, não faltam opções para receber o ano do Porco. Veja imagens das celebrações pelo mundo na fotogaleria acima.

O Ano Novo chinês, ou a Festa da Primavera, começou esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, e termina a 24 de janeiro de 2020. Na tradição chinesa, o Porco representa o final do ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar e uma análise sobre o passado para projetar um novo ciclo. Esta é uma das datas mais importantes para as comunidades chinesas.

Seguindo a tradição chinesa, 2019 é o ano do Porco e as celebrações decorrem um pouco por todo o país – entre 5 de fevereiro e 12 de fevereiro de 2019. Esta é uma ótima oportunidade para mostrar à população portuguesa os costumes e tradições chinesas, promovendo laços e dinamizando relações interculturais.

Um dos momentos altos das celebrações é a deslocação da Companhia Nacional de Ópera de Pequim a Portugal. A companhia apresenta o espetáculo «As guerreiras da família Yang», dia 8 de fevereiro, no Teatro de São Carlos, em Lisboa, e dia 11 de fevereiro, no Centro de Congressos Arade, em Lagoa, no Algarve. A Companhia Estudantil de Macau irá também apresentar espetáculos em Portugal.

Para dinamizar as celebrações na capital portuguesa, a Embaixada da China em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio de várias instituições, organizam um programa de dois dias para celebrar o Ano Novo chinês. Ao longo do próximo fim de semana, 9 e 10 de fevereiro, estão agendados vários desfiles, feiras e espetáculos.

No dia 9 de fevereiro, sábado, a feira tradicional decorre entre as 10h e as 17h, na Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa). Poderá também assistir e participar no desfile tradicional de Ano Novo, das 11h às 12h, entre a Av. Almirante Reis (Igreja dos Anjos) e a Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa). O espetáculo de Ano Novo chinês ocorre na Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa), entre as 13h e as 16h30.

Domingo, 10 de fevereiro, a feira tradicional, na Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa), está aberta a partir das 10h e até as 16h30. O espetáculo está programado para o mesmo local, entre as 14h e as 16h30.

Shopping: este é o ano do Porco


Veja também:
Até 2030, a China vai tornar-se no destino turístico mais popular do mundo
Esta cidade na China é uma cópia de Paris – até tem uma Torre Eiffel

Partilhar