Já alguma vez viu um passageiro com os pés descalços durante um voo ou já teve vontade de se descalçar? A verdade é que ninguém deve fazê-lo e as razões não têm apenas a ver com o facto de poder incomodar as outras pessoas.

Os passageiros frequentes – principalmente dos voos longos – sabem que o corpo sofre mudanças a 10 mil metros de altitude: os ouvidos estalam e doem, a capacidade para saborear os alimentos altera-se e os pés costumam inchar.

Há alguns truques para combater a sensação de pés e pernas inchados (por exemplo, pode optar por usar meias elásticas), mas o melhor conselho pode ser apenas o de nunca se descalçar durante o voo. A razão tem menos a ver com o inchaço dos pés e mais com uma questão de higiene, segundo a tripulação de bordo.

«Vemos imensas pessoas a caminhar desde os seus lugares até à casa de banho com os pés descalços. Ficamos incomodados, porque o chão dos aviões está repleto de germes», conta ao Reader’s Digest Linda Ferguson, uma assistente de bordo veterana. «Nunca ande com os pés descalços na casa de banho ou na zona da cozinha, porque às vezes deixamos cair copos e pode haver vidros escondidos que não se vejam», explica.

Na cabine, os tapetes são apenas limpos quando necessário. Quando algo (como comida, bebida ou vomitado) é derramado no chão, a equipa de limpeza elimina a mancha, mas não desinfeta necessariamente toda a área onde os germes se podem ter espalhado.

Mas há outras razões para não andar descalço nos aviões. Tony Kuna, ex-comissário de bordo, revelou que não estar calçado significa que não se estará devidamente protegido durante uma emergência. Ele escreveu no site de perguntas e respostas Quora: «Além de incomodar toda a cabine, o calçado é essencial durante uma emergência de avião, mesmo que não faça parte da informação de segurança do voo. Durante uma emergência, tudo o que estiver no chão vai bloquear o seu trajeto até à saída, além de ser incómodo quando estiver fora da aeronave. Imagine ter de correr com os pés descalços pelo corredor coberto de vidro partido, possíveis chamas e estilhaços de metal».

Além disso, o ar dos aviões é reciclado e o mau cheiro dos pés pode infiltrar-se no sistema de ar condicionado, causando desconforto nos outros passageiros. Já para não falar de que há pessoas que simplesmente têm aversão a pés descalços.

Conheça, na fotogaleria acima, alguns dos pedidos e comportamentos que mais irritam as assistentes de bordo – andar com os pés descalços é um deles.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar