a carregar vídeo

Não sei se já reparou, mas estamos no inverno. Aquele friozinho que sente de manhã faz parte do calendário, e é normal que assim seja, apesar dos avisos de última hora das televisões nacionais ou das infindáveis peças sobre «frio polar» e «vagas de frio». E ainda bem, é tempo de ir para a neve.

Não há como fugir, de dezembro a março a natureza brinda-nos com isto. É assim há séculos. Há quem ame estes meses e odeie o calor, optando por fazer férias agora. Estima-se que existam cerca de quatrocentos milhões de pessoas em todo o mundo que passam férias em resorts dedicados aos desportos de neve, como esqui ou snowboard. Há cerca de setenta países que oferecem condições para tirar partido da neve, num total de mais de 2100 resorts em todo o planeta, sendo certo que oitenta por cento destes localizam-se nos Alpes, o nosso destino de capa deste mês.

Capa da edição de fevereiro de 2019 da revista Volta ao Mundo.

Ir para a neve já não é um quebra-cabeça para os portugueses. Para lá da serra da Estrela, os entusiastas nacionais elegem Espanha e Andorra como principais mercados. São de fácil acesso em viatura própria e permitem escapadas e férias de Carnaval e Páscoa – quando não calha muito tarde no calendário. Os portugueses também não esquecem França, e, neste caso, as atenções centram-se nos Alpes e no maior domínio esquiável do mundo – Les Trois Vallées. É esse que lhe mostramos nesta edição. Val Thorens é um convite à aventura, ao bem-estar e à diversão, em especial quando se pode usufruir de todos os serviços e experiência de um Club Med. Isso poderá comprovar na reportagem de Nuno Mota Gomes e Adelino Meireles a quase três mil metros de altitude. São eles também os responsáveis pelos programas de televisão da Volta ao Mundo, em fevereiro, na RTP.

Mas há mais para ler em fevereiro na sua revista de viagens. Ainda na Europa, e à boleia da presidência romena do Conselho da União Europeia, fomos a Timisoara, cidade da revolução e Capital Europeia da Cultura em 2021. Voltamos a África, em português, para visitar São Vicente, Cabo Verde, a ilha que não se rendeu ao turismo de massas. Continuamos no calor com um pulo ao Brasil, onde há um novo resort português, o Vila Galé Touros, na região de Natal, Rio Grande do Norte. Cidade, montanha, neve, cultura, sol e praia. Está tudo aqui.

Veja aqui o primeiro episódio da nossa aventura em Val Thorens.

Boas viagens!

 

 

 

Volta ao Mundo de fevereiro já nas bancas – preparado para ir para a neve?

Partilhar