Já é possível ver as obras do pintor Vermeer em realidade aumentada
[Imagem: Shutterstock]

Há uma boa notícia para os fãs de pintura: todas as obras do pintor holandês estão agora disponíveis numa exposição virtual.

As pinturas de Johannes Vermeer (1632- 1675) – que captam a vida doméstica da classe média holandesa do século XVII – estão espalhadas em 18 locais pelo mundo, de Nova Iorque a Haia. «Rapariga com o Brinco de Pérola» é a peça mais icónica deste pintor e uma das mais famosas do mundo.

Agora, as obras de arte da sua autoria já podem ser vistas num único lugar, graças a um projeto colaborativo – o Meet Vermeer – desenvolvido entre o Google Arts & Culture e os museus e coleções particulares que, em todo o mundo, albergam o trabalho deste artista oriundo de Delft, Holanda.

A empresa de tecnologia lançou uma aplicação de realidade aumentada que permite aos utilizadores acederem a um museu virtual com as peças do pintor, disponíveis através de digitalizações em alta resolução. Os mais curiosos poderão ainda ver todos os detalhes das várias obras-primas, graças à The Art Camera, uma câmara robótica Ultra HD.

Para além do portfólio de quadros (com as respetivas informações), a plataforma disponibiliza outras funcionalidades, como um livro para colorir do Instagram onde os utilizadores podem partilhar o seu próprio clássico Vermeer. Ao abrir a aplicação (gratuita) é possível visitar todos os cantos da exposição virtual, dividida por sete salas.

Texto de Rita Aleixo

Delft, Haia e Roterdão: destinos surpreendentes a uma hora de Amesterdão


Veja também:
Holanda: muito mais do que Amesterdão
«Na Holanda, é comum ir de fato e gravata numa bicicleta»

Partilhar