Bolsa de Turismo de Lisboa adiada para maio de 2020
[Imagem: Facebook BTL Bolsa de Turismo de Lisboa]

Um dos maiores destaques da 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa é a BTL CULTURAL, espaço dedicado à Cultura e divulgação dos agentes culturais enquanto promotores do setor turístico.

Esta área estará localizada no pavilhão 2 e surge de uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, uma das instituições mais importantes da cultura em Portugal. É uma das formas encontradas para a BTL se posicionar como uma feira mais abrangente, alargando setores e propostas para os diferentes tipos de público.

A BTL Cultural apresenta-se como um espaço de mostra de entidades culturais do nosso país ao mesmo tempo que se pretende afirmar como um núcleo discussão e reflexão sobre o setor com foco no posicionamento destes agentes face aos desafios do turismo nacional. A par da instituição parceira, que desenvolveu o projeto em colaboração direta com a Bolsa de Turismo de Lisboa, a Fundação Oriente, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), o Centro Cultural de Belém, os Parques de Sintra, a Fundação de Serralves, a Culturgest, a Direção Geral do Património Cultural, o Museu da Vista Alegre ou Teatro Nacional D. Maria II são algumas das presenças confirmadas na 1º edição da BTL Cultural.

Esta nova área da maior feira de turismo em Portugal terá programação B2B nos dias dos profissionais e uma programação específica para o público no fim de semana, que será assegurada pelas entidades participantes que terão mais um foco de promoção junto do grande público.

O espaço dedicado à cultura terá uma estética diferente do ambiente normal da Feira, apresentando-se de forma circular, permitindo uma visualização 360º aproximando o público desta montra cultural e das atividades programadas entre 13 e 17 de Março.

Fátima Vila Maior, Diretora de Feiras da FIL, destaca que «um dos grandes desafios da BTL, ano após ano, é inovar. Nesta edição apostamos numa área dedicada à cultura e à divulgação da oferta cultural e dos seus agentes promotores, Cultura como alavanca de outros tipos de turismo e de público que são necessários atrair para Portugal. Cultura como forma de afirmação de identidade e daquilo que nos distingue de outros destinos no mundo».

Da parte da Fundação Calouste Gulbenkian, Susana Prudêncio frisa que «foi com muita satisfação que a Fundação recebeu o convite para ser parceira da BTL para este projeto em concreto. As parcerias entre os vários agentes socioeconómicos fazem cada vez mais sentido, especialmente num país como Portugal. O crescimento do Turismo do nosso país traz inevitavelmente novos desafios, também ao setor da Cultura como motor do próprio crescimento turístico, por isso a importância de iniciativas como a BTL Cultural.»

Programação BTL Cultural

13 de março
17:00 – O Papel da Cultura no Desenvolvimento Económico e Social
Com Augusto Mateus (Economia Criativa e Indústrias Culturais) e Marta Porto (Políticas de comunicação, arte e cultura)
Duas experiências diferenciadas – a portuguesa e a brasileira – sobre a importância da cultura para o desenvolvimento económico e social de um país.

14 de março
15:00 – Como programar para diferentes públicos?
Com Risto Nieminen (Fundação Calouste Gulbenkian) e António Jorge Pacheco (Casa da Música)
O segredo é a alma do negócio, mas não custa procurar saber quais são as soluções para chegar a diferentes públicos.
17:00 – Como promover a Cultura junto dos públicos do Turismo
Com Christiane Kern (Culture, Marketing & Sales de Munique) e Leila Costa (Parques de Sintra, Monte da Lua)
Nesta conversa partilham-se experiências e boas práticas de como a Cultura deve comunicar com os diferentes públicos do Turismo.

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