Um piloto da British Airways esteve em destaque após o avião que dirigia ter ressaltado na pista durante a aterragem. O momento foi captado em vídeo, veja as imagens acima.

Na semana passada, um voo da British Airways entre Hyderabad, na Índia, e o aeroporto de Heathrow, em Londres, no Reino Unido, foi afetado por fortes ventos cruzados da tempestade Erik, no momento em que tentava aterrar na pista. Mas graças à experiência do piloto, nada passou de um susto.

De acordo com a Travel + Leisure, é possível ver no vídeo o avião a ser empurrado por fortes correntes de ar, para a frente e para trás, na tentativa de aterrar em segurança. As rodas traseiras acabam por ressaltar no chão e a aeronave não consegue completar a aterragem.

Em vez de perder o controlo da situação, o experiente piloto da British Airways rapidamente puxa a aeronave para cima e volta a circular o aeroporto para completar a aterragem em segurança. O vídeo foi partilhado pela página Big Jet TV, no dia 8 de fevereiro, na respetiva conta de Twitter e Youtube, e conta já com mais de 4 milhões de visualizações. Na legenda é possível ler: «Bom trabalho piloto!».

Um dos passageiros a bordo do voo BA276, entre Hyderabad, na Índia, e o aeroporto de Heathrow, em Londres, no Reino Unido, respondeu ao tweet da Big Jet TV com o seu próprio vídeo. O utilizador Silveri (@Silveri54534683) partilhou um pequeno clipe da perspetiva interior da aeronave, no momento em que o piloto tentou aterrar o avião.

Num segundo vídeo, do mesmo utilizador, é possível ver a segunda tentativa de aterrar em segurança a aeronave.

Em declarações à NDTV, a British Airways afirmou: «Os nossos pilotos treinam regularmente a típica manobra de “borregar”, – procedimento no qual o piloto de uma aeronave circula a pista, após ocorrerem falhas no procedimento de aterragem – o avião acabou por dar uma volta ao aeroporto e aterrou em segurança.»

Apesar de parecer uma situação assustadora, é uma manobra comum entre a maioria dos pilotos. Veja as imagens deste momento incrível, no vídeo acima.

Vídeo gravado no cockpit de avião mostra aterragem impressionante na Gronelândia


Veja também:
Vídeo mostra aterragem lateral assustadora durante uma tempestade​
Dois aviões comerciais quase chocam um com o outro [vídeo]

Partilhar