Uma das estações ferroviárias mais belas do mundo está abandonada há quase 50 anos, mas o processo de reabilitação da linha e dos edifícios já começou.

No vale do rio Aragão, em Espanha, junto à fronteira francesa, pode encontrar as ruínas da antiga Estação Internacional de Canfranc. A estação ferroviária desempenhou um papel ativo durante a Segunda Guerra Mundial, sendo cenário para momentos de esperança e de terror.

Em tempos um dos maiores centros ferroviários da Europa, Canfranc foi inaugurada em 1928 pelo rei de Espanha e pelo presidente da República Francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a estação foi ocupada pelos Nazis e destacou-se como um palco de intrigas, espionagem, tráfico de ouro e de várias detenções.

Encerrada em 1970, esta estação ferroviária em ruínas é um destino bastante popular entre fotógrafos, graças à sua bela atmosfera exterior – os Pirenéus.

Hoje, a estação de Canfranc não apresenta praticamente sinais do seu passado dramático, mas as entidades oficiais encarregues do projeto esperam que a nova regeneração preserve a história do local e atraia cada vez mais turistas curiosos.

Em declarações à CNN Travel, o alcaide de Canfranc, Fernando Sánchez Morales, afirma: «apesar de estar quase em ruínas, atrai um grande número de visitantes. Estamos a trabalhar num projeto que vai renovar Canfranc. Todos os dias recebemos feedback a dizer que esta linha ferroviária é necessária e precisa de ser reaberta».

A recuperação do antigo edifício ainda se encontra na fase inicial mas os planos incluem um hotel e uma pequena estação ferroviária.

O premiado escritor Ramón Javier Campo Fraile explica: «os planos para a reabilitação da estação de Canfranc são a melhor maneira para recuperar os edifícios históricos e as infraestruturas que não são utilizadas desde 1970. Este projeto vai aumentar o número de visitantes ao local, onde milhares de pessoas foram salvas quando escapavam dos horrores da Segunda Guerra».

Sánchez Morales afirma ainda: «estamos a lutar para criar um grande complexo turístico e reabrir a linha a viagens internacionais». Os governos regionais francês e espanhol esperam que esta regeneração volte a colocar Canfranc no mapa e, é claro, que permita a mais visitantes conhecerem o papel desta região na história do século XX.

Veja fotografias da Estação Internacional de Canfranc, na fotogaleria acima.

20 viagens de comboio para fazer uma vez na vida


Veja também:
Viagem de comboio pela Transilvânia: uma oportunidade para descobrir a Roménia
10 viagens de sonho em comboios de luxo

Partilhar