Um avião de passageiros da Virgin Atlantic atingiu uma velocidade impressionante durante um voo entre Los Angeles e Londres. A aeronave ultrapassou a barreira do som.

Na passada segunda-feira, 18 de fevereiro, um voo da companhia aérea britânica Virgin Atlantic, entre Los Angeles (EUA) e Londres (Reino Unido), alcançou a velocidade terrestre de 1 289 quilómetros por hora, graças ao auxílio de uma forte corrente de ar. A aeronave ultrapassou a barreira do som que é, dependendo da altitude, pressão do ar e temperatura, equivalente a 1 235 quilómetros por hora ou 1 Mach.

Antes de atingir a incrível velocidade, o avião sobrevoava o estado americano da Pensilvânia, a cerca de 900 quilómetros por hora e a uma altitude de 35 mil pés. Segundo a Fox News, a aeronave de bimotor Boeing 787-9 «Dreamliner» foi impulsionada por uma intensa corrente de ar na atmosfera terrestre – conhecidas como jatos de ar – acompanhada de fortes ventos de uma tempestade.

Foi possível acompanhar o momento em direto no site FlightAware e o utilizador do Twitter, Stu Ostro (@StuOstro), partilhou os dados enquanto o avião sobrevoava a Pensilvânia.

https://twitter.com/StuOstro/status/1097897119917191174

O piloto de voos comerciais Peter James também partilhou uma imagem do momento no Twitter. «Nunca na minha vida como piloto comercial vi ventos de cauda tão fortes» pode ler-se na legenda do tweet.

Apesar de a aeronave não ter passado muito tempo nestes jatos de ar, o voo chegou ao destino 48 minutos mais cedo do que o previsto.

O Flight 8 da Virgin Atlantic não foi o único a beneficiar destas fortes correntes de ar. A 39 mil pés de altitude, um voo de Los Angeles para Nova Iorque também registou uma velocidade máxima de 1 091 quilómetros por hora.

Esta é a companhia aérea mais pontual do mundo


Veja também:
Devemos pôr o telemóvel em modo voo nos aviões?
Sabe qual é a razão por que não deve andar descalço nos aviões?

Partilhar