Governo Regional dos Açores anunciou na terça-feira, 26 de fevereiro, que a transportadora aérea SATA irá efetuar, entre junho e setembro, a rota Ponta Delgada-Graciosa–Terceira-Ponta Delgada, aos sábados.
O anúncio surge em resposta à reivindicação do Conselho de Ilha, com quem o executivo açoriano reuniu, no primeiro dia da visita estatutária à ilha.
O Conselho de Ilha pediu a criação de ligações diretas entre a ilha e Ponta Delgada, em São Miguel, durante o verão IATA deste ano, substituindo a anterior rota que fazia sempre escala no aeroporto das Lajes, na ilha Terceira.
O presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, afirmou que esta é «uma abordagem que se prende, no fundo, com uma relação que se estabelece entre os diferentes segmentos de rota», acrescentando que a decisão «permitirá testar uma ligação que passa pelo reforço dessa conectividade direta no acesso à Graciosa».
«Esta abordagem, que será feita no ano 2019, é uma abordagem que será importante também para o próprio processo de renovação das obrigações de serviço público no transporte aéreo inter-ilhas», considerou Vasco Cordeiro, admitindo que esta operação servirá para retirar conclusões «relevantes» sobre a viabilidade da rota.
O presidente do Conselho de Ilha, Vítor Mendes, admitiu estar grato pela resposta e referiu que este é «um bom princípio, porque trará dados para serem analisados e, se futuramente o justificar, com certeza, alterará alguma coisa».
O Conselho de Ilha integra os presidentes das assembleias e câmaras municipais, bem como representantes de setores empresariais, movimentos sindicais e deputados eleitos pelo círculo eleitoral da ilha.
A reunião com executivo aconteceu no primeiro de três dias de visita da comitiva governamental à ilha da Graciosa.