Se sempre imaginou como seria viajar até ao espaço, esse sonho poderá estar cada vez mais próximo de se tornar realidade. Uma aeronave já transportou o primeiro passageiro teste até à «fronteira» do espaço, veja o vídeo abaixo.

a carregar vídeo

Uma aeronave da Virgin Galactic, a Unity, ultrapassou outro marco histórico ao levar o primeiro passageiro teste até ao espaço. De acordo com a revista Travel + Leisure, o voo transportou os pilotos Dave Mackay e Mike Masucci, assim como a engenheira e preparadora de astronautas, Beth Moses – a primeira passageira a voar até à «fronteira» do espaço.

O quinto voo de teste da Unity foi lançado da Mojave Air and Space Port, no deserto de Mojave, na Califórnia e alcançou os 90 quilómetros de altitude. A aeronave bateu a sua própria velocidade recorde, alcançando os 3.04 Mach – três vezes a velocidade do som. Descolou da pista com o auxílio da nave-mãe WhiteKnightTwo, separando-se da mesma a cerca de 14 mil pés de altitude.

https://twitter.com/virgingalactic/status/1099105224768184321

Apesar de viajar só com três tripulantes, a Unity carregou mais peso do que em voos anteriores como se transportasse a capacidade total de passageiros. A principal missão de Beth Moses era testar alguns elementos no design das cabines, assim como experienciar a sensação de ausência de gravidade.

Este teste ocorreu apenas dois meses após a Virgin Galactic ter completado o seu primeiro voo espacial, transpondo os 83 quilómetros de altitude. De acordo com o site americano Space.com, a marca dos 80 quilómetros de altura é geralmente considerada a «fronteira» com o espaço, apesar de outras agências científicas utilizarem a Linha de Karman como referência, o limite imaginário entre a atmosfera da Terra e o espaço, a cerca de 100 quilómetros de altura.

No caso dos testes realizados pela Virgin Galactic decorrerem como previsto, a companhia vai cobrar a cada passageiro cerca de 220 mil euros por uma viagem ao espaço, com uma duração total de 90 minutos. Nesta experiência os passageiros terão a possibilidade de sentir a ausência de gravidade durante alguns minutos.

Piloto salva o dia após avião ressaltar na pista durante a aterragem [vídeo]


Veja também:
Conheça as companhias aéreas mais seguras para viajar
12 factos sobre os pilotos de avião que não sabia

Partilhar