A pequena ilha de Vis tem um papel principal na sequela do filme Mamma Mia. Com praias surpreendentes, arquitetura do século XVII e restaurantes com o melhor peixe fresco, não é difícil perceber porque é que foi escolhida como cenário do musical.

Uma década depois do filme original ter sido lançado, a sequela Mamma Mia! Here We Go Again estreou a 19 de julho de 2018 nas salas de cinema portuguesas. Desta vez filmado na Costa da Dalmácia, este território croata mascara-se da ficcional ilha grega de Kalokairi, o local principal onde decorre a ação da longa-metragem.

A pequena vila de Komiza. [Imagem: Shutterstock]
A pequena vila de Komiza. [Imagem: Shutterstock]
O pequeno pedaço de terra no Mar Adriático tem uma área de apenas 89,72 quilómetros quadrados e uma população com cerca de 3 600 habitantes. E apesar de toda a ilha de Vis ser retratada ao longo do filme, a maioria das cenas de ação foram gravadas na fabulosa vila de Komiža.

E se esta vila surge como um dos principais cenários, então a deslumbrante praia de Stiniva é a co-protagonista desta história. Banhada pelo Adriático e rodeada por desfiladeiros, o areal é todo composto por seixo branco e em 2016 foi nomeada a melhor praia da Europa.

A ilha de Vis também é reconhecida pelas suas vinhas de tintos e brancos. Procure experimentar um copo ou outro para uma opinião mais aprofundada.

A maravilhosa praia de Stiniva, Vis. [Imagem: Shutterstock]
A maravilhosa praia de Stiniva, Vis. [Imagem: Shutterstock]
Um destino repleto de história e cultura, foi uma importante base naval jugoslava e esteve interdita aos turistas até 1989, sendo um destino pouco conhecido. Mas com as gravações do filme Mamma Mia! Here We Go Again e com a presença do país na final do Campeonato Mundial de Futebol, isso está prestes a mudar.

Com o sucesso esperado para a nova sequela, é previsto que o pequeno ilhéu croata seja invadido por milhares de fãs curiosos. O mesmo que também aconteceu em 2008 com a ilha grega de Skopelos, que foi escolhida para cenário do primeiro filme. Existem alguns hotéis e várias habitações para alugar em ambas as vilas de Vis.

Se pretender descobrir Vis, a TAP tem voos diários para os principais aeroportos de Zagreb e Dubrovnik. Existem ferrys que o transportam de Split numa tranquila viagem de duas horas, entre pequenos ilhéus. Mas se for rico o suficiente pode sempre chegar a esta ilha de helicóptero.

Se não quer só visitar Vis mas também as outras quase 700 ilhas e ilhéus, descubra os locais que não deve perder na Croácia, na fotogaleria acima.

Croácia: 15 locais para visitar de que nunca ouviu falar


Veja também:
Os barcos da Uber chegaram à Croácia e vão facilitar as suas viagens
Croácia: viagem romântica num veleiro na Costa Dálmata

Partilhar