Conheça as fotografias antigas das férias dos portugueses, clicando nas setas.
Costa da Caparica - 24 de maio de 1982
(Fotografias Direitos Reservados)
Num dia de muito calor, em 24 de junho de 1962, uma multidão de lisboetas apanha o barco para a Trafaria, em direção às praias da margem sul.
Lisboetas a apanhar o barco, na estação fluvial de Belém, para ir para as praias da margem sul, a 24 de junho de 1962.
Fila de pessoas, na Praça de Espanha, à espera para apanhar os autocarros em direção às praias da Costa da Caparica, a 6 de julho de 1975.
Turistas estrangeiros de férias, no Algarve, em 16 de junho de 1975 .
Vista aérea da praia de Santo Amaro de Oeiras, a 22 de julho de 1968.
Turistas portugueses e estrangeiros, nas esplanadas e a passear no paredão das praias do Estoril, a 3 de agosto de 1964.
Turistas, homens e mulheres, em fato de banho e biquíni, na praia do Estoril. Foto de 3 de agosto de 1964.
As praias da linha de Cascais sempre foram famosas e cobiçadas. A 23 de abril de 1966, já muitas pessoas deslocavam-se para este deslumbrante destino. Senhoras em biquíni a apanhar sol na praia do Estoril.
O que é que realmente mudou desde há 50 anos? Fomos ao arquivo do Diário de Notícias para perceber.
Hoje, viajar um dia para a praia não é uma tarefa difícil e não demora muito tempo. Mas nem sempre foi assim.
Em 1975, era preciso esperar várias horas pelos autocarros, em filas enormes, na Praça de Espanha, em Lisboa. E os autocarros não eram o único meio de transporte.
Muitos portugueses também optavam por viajar de barco para as praias da Costa da Caparica. O globo de publicidade da Nívea era um dos mais famosos locais de encontro.
Os areais já não são os mesmos, mas os destinos de férias nacionais não mudaram assim tanto. Alguns hábitos é que se foram alterando. Descubras fotografias antigas das férias dos portugueses, do arquivo do Diário de Notícias, na fotogaleria acima.