Estávamos em junho de 1998 quando a Volta ao Mundo me «convenceu» a viajar para Tenerife. Creio que foram as minhas primeiras férias fora de Portugal. Recordo-me de uma peça sobre as Canárias, cujas fotos e o entusiasmo do texto me fizeram agarrar nas economias de um trabalho de verão e partir.

Foi aí que me tornei leitor da revista e percebi o quão fundamental é a informação credível sobre destinos que pouco ou nada conhecemos. A verdade é que passaram uns bons anos e, nestas voltas que a vida dá, passei a integrar a equipa da Volta ao Mundo. Faço-o com entusiasmo e muita responsabilidade.

No ano em que comemora 25 anos, a Volta ao Mundo é hoje mais do que uma revista, é uma marca. E uma marca capaz de se autorrenovar constantemente nas diversas plataformas em que está presente: na revista, nas redes sociais, no site ou no programa que temos na RTP3.

Mesmo em plena era tecnológica, a Volta ao Mundo tem um sem-fim de argumentos para continuar a inovar e a surpreender os seus leitores. E é nesse contexto que surgem as alterações que pode ver já nesta edição. Ao folheá-la, encontra uma revista totalmente renovada e modernizada em termos gráficos e editoriais. Há novas secções, colaboradores, mais interatividade e diferentes tipos de reportagem.

Capa da edição de abril de 2019 da revista Volta ao Mundo.

Também vamos desafiar-vos a partilhar as vossas experiências de viagem, as fotografias que sempre quiseram publicar numa revista, os casos insólitos que vos acontecerem além-fronteiras e até os roteiros das cidades do mundo que vos acolheram para viver, se for caso disso. Sortearemos viagens nas próximas edições, aumentaremos a nossa produção informativa no site e prometemos mostrar-vos o mundo também através das nossas redes sociais. Enfim, queremos viajar mais ao seu lado e, claro, contamos consigo para viajar connosco nesta nossa nova fase.

Em termos práticos e quase que em tom de campanha política, é isso que lhe garanto neste meu primeiro editorial: uma revista sempre fidedigna aos seus conceitos, útil e com conteúdos únicos e diferenciadores. Do lado cá, conte com uma equipa empenhada na concretização desse objetivo. Quero agradecer à Ana Faleiro, à Carla “Cami” Oliveira, à Cláudia Carvalho, ao Fernando Marques, ao Nuno Espada, ao Ricardo Santos, à Rita Aleixo, ao Tiago Constantino pela dedicação neste número; e, muito, ao Rui Leitão pelo fantástico redesign que fez à «nova» Volta ao Mundo!

«Você só vive uma vez, mas se souber viver bem, uma vez é o suficiente» (Joe E. Lewis).

Percorra a fotogaleria acima para ver algumas das sugestões de cidades perto de si.

Partilhar