A festa do vinho que só acontece de vinte em vinte anos

A Suíça pode não ser conhecida pelo vinho mas quando se trata de dar uma festa em sua homenagem já é outra história.

Neste verão a pacata vila de Vevey, nas margens do lago Genebra, é para onde rumam apreciadores de vinho de todo o mundo. Durante três semanas, a partir de 18 de julho, a vila com cerca de 20 mil habitantes, recebe mais de 400 mil visitantes para a Fête des Vignerons. É um dos maiores festivais dedicados ao vinho em todo o mundo, mesmo só acontecendo de vinte em vinte anos (a última vez foi em 1977).

Foi em 1797 que a Confraria des Vignerons começou a organizar este festival para promover as vindimas da região, muito importantes para a economia local. Ao longo dos anos o evento foi evoluindo e de apenas um dia de atividades passou a um grande acontecimento com provas, música, desfiles, visitas a adegas, teatro, workshops e um espetáculo de abertura concebido por um dos diretores do Cirque du Soleil. O histórico Grand Hôtel du Lac é o ponto central da maioria dos acontecimentos.

A sua importância foi reconhecida em 2016 pela UNESCO que lhe atribui o estatuto de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Aceda ao site do evento para saber mais detalhes.

8 regiões de vinho para viajar de copo na mão


Veja também:
No país mais saudável do mundo come-se massa e bebe-se vinho
Na Suíça à descoberta do queijo, chocolate e extraterrestres

Partilhar