Popular destino na Indonésia vai interditar o acesso de viajantes a uma das ilhas que integra a reserva natural de Dragões de Komodo. Descubra um pouco deste paraíso na fotogaleria acima.

De acordo com a revista Travel+Leisure, o governo da Indonésia vai encerrar temporariamente a Ilha de Komodo aos turistas em janeiro de 2020, após as autoridades locais terem capturado traficantes de animais na reserva natural. A data de reabertura da popular atração turística ainda não foi anunciada.

Durante o encerramento da ilha, as autoridades ambientalistas vão examinar a quantidade e qualidade da comida dos animais, trabalhar na preservação de várias espécies de plantas ameaçadas e analisar o habitat natural destes lagartos gigantes. Espera-se que esta ação ajude o crescimento da população de Dragões de Komodo.

Este anúncio surgiu após o Ministério do Ambiente e das Florestas da Indonésia ter revelado que capturou um grupo de traficantes na ilha, preparado para vender 41 Dragões de Komodo. Os animais estavam à venda por cerca de 31,200 euros cada.

O Dragão de Komodo é considerado como o maior lagarto a habitar o planeta Terra e está na lista de espécies protegidas. Têm capacidade para crescer até cerca de 3 metros de comprimento, pesando até 90 quilos. A World Animal Foundation (WAF) estima que existam apenas 6 mil a viver no seu habitat natural, todos concentrados no Parque Nacional de Komodo, na Indonésia. A Ilha de Komodo acomoda uma população de cerca de 2,300 animais.

Apesar do encerramento da Ilha de Komodo, os viajantes terão a possibilidade de contemplar ao vivo estes animais em outras áreas do Parque Nacional, mais propriamente na ilha da Rinca e de Gili Motong. As autoridades locais também querem restringir a cota de turismo e criar um sistema de reservas online.

Esta não é a primeira vez que um popular destino turístico encerra por motivos de conservação. Em 2018, a famosa praia de Maya Bay, na ilha tailandesa de Koh Phi Phi Le, interditou o acesso de turistas durante os meses de junho, julho e agosto.

Conheça um pouco da Ilha de Komodo, e do Parque Natural de Komodo, na fotogaleria acima.

O país com mais ilhas do mundo: é uma viagem de sonho


Veja também:
Vera Mendes largou o trabalho em Lisboa para renascer na Indonésia
Na língua indonésia, queijo é «keju» e boneca é «boneka»

Partilhar