Todas as desculpas são boas para se fazer ao mar. Tome nota dos itinerários e das datas e avie-se em terra.

Textos de Tiago Constantino

Pelo mar da China oriental

Tem partida prevista para agosto de 2019. O itinerário de seis dias começa no porto de Keelung, no norte de Taiwan e tem como destino as cidades de Fukuoka e de Nagasaki, ambas na ilha de Kyushu, no Japão. O navio regressa a Keelung, centro de indústria piscatória, onde poderá conhecer a vila de Jiufen e o Mercado Noturno de Miaokou. A viagem acontece a bordo do navio da Star Cruises, SuperStar Aquarius, com 756 cabines e capacidade para 1500 passageiros. As opções variam entre: suites, camarotes com varanda e cabines interiores. Os vários restaurantes acompanham esta viagem asiática e todos os dias há espetáculos na Stardust Lounge. O navio tem ainda um campo de basquetebol, pista de atletismo e várias piscinas.

Companhia: Star Cruises
Navio: SuperStar Aquarius
Datas: Agosto 2019
Duração: 6 dias e 5 noites
Preço: a partir de 808 euros por pessoa em cabine com varanda.
>> starcruises.com

Esplendor no golfo Pérsico

Com partida e chegada em Abu Dabi, esta viagem pelo golfo Pérsico é uma verdadeira mistura entre o tradicional e o progresso, uma fusão do passado com o futuro. Por entre o contraste do mar azul-turquesa e as cores quentes do deserto, este programa leva os viajantes a alguns dos destinos mais desejados do momento. Ao longo de oito dias e sete noites, o navio terá como rota Sir Bani Yas Is, Muscat, Khasab e Dubai, atracando por fim em Abu Dabi. Arquitetura futurista, opulentos palácios, cultura, histórias e lendas, há muito para descobrir nestas cidades dos EAU. Por outro lado, na ilha de Sir Bani Yas Is pode aventurar-se num autêntico safari ou também praticar mergulho nas barreiras de coral, no golfo de Omã. E, é claro, tudo isto enquanto navega a bordo do luxuoso e ecológico MSC Splendida. O ecológico MSC Splendida é por si só um belo destino de férias. Tem uma capacidade para 4 363 passageiros, com 1 637 camarotes disponíveis e um total de 18 decks.

Companhia: MSC Cruises
Navio: MSC Splendida
Duração: 8 dias e 7 noites
Preço: a partir de 999 euros por pessoa em Wellness Experience, num camarote com varanda.
>> msccruzeiros.pt

À descoberta das ilhas mediterrânicas

O azul-turquesa do mar Mediterrâneo, a cultura e o encanto de três países da Europa (Grécia, Itália e Malta) e uma experiência única. Tudo isto em apenas sete dias. O ponto de partida deste itinerário é Valeta, a capital de Malta, onde se dá o embarque no navio. A primeira paragem é nabela região de Sicília, em Itália, onde poderá descobrir os encantos da cidade portuária de Siracusa, em tempos lar dos filósofos Arquimedes e Platão. Após um dia de navegação, é altura de começar a aventura pela Grécia e desembarcar na pequena vila de Nafplion. A terceira paragem é a popular ilha de Mykonos, com as suas casa caiadas de branco e rebordos azuis. O cruzeiro segue para a ilha de Rodes, famosa pelo seu passado ligado aos templários, e também para Patmos, local distinguido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, com bastante importância para a história cristã. O desembarque decorre no principal porto da Grécia, o de Pireu, perto da cidade de Atenas. O navio Seabourn Ovation, inaugurado em abril de 2018 tem 300 suites, todas com varanda.

Companhia: Seabourn Cruise Line
Navio: Seabourn Ovation
Duração: 7 dias e 6 noites
Preço: a partir de 2999 euros por pessoa em suite com varanda.
>> seabourn.com

Aventura na Ásia

Uma viagem pelo Rio Mekong, entre o Vietname e o Camboja, a bordo do navio Aqua Mekong, uma embarcação com apenas 20 luxuosas suites com varanda. Está equipado com as mais modernas tecnologias de navegação e segurança e é um verdadeiro hotel de cinco estrelas flutuante. O embarque neste cruzeiro de 4 dias é na cidade de Phnom Penh, capital do Camboja. A primeira paragem é a cidade fronteiriça de Châu Đôc, no Vietname, onde pode visitar o santuário de Tra Su Bird ou o templo de Chau Phu. Segue-se uma escala para poder descobrir três vilas do Vietname no mesmo dia – Binh Thanh, Sa Đéc e Cái Bè. Antes do fim da viagem ainda há tempo para conhecer Ho Chi Minh.

Companhia: Aqua Expeditions
Navio: Aqua Mekong
Duração: 4 dias e 3 noites
Preço: a partir de 8342 euros por pessoa em suite com varanda e vista para o mar.
>> aquaexpeditions.com

Dolce vita no mar Mediterrâneo

Com partidas programadas para maio e junho de 2019, antes de deixar Barcelona deve visitar a Basílica da Sagrada Família ou o popular bairro gótico. E, é claro, experimentar a deliciosa gastronomia local. Navegando apenas durante um dia, a primeira paragem do itinerário é Nápoles, na costa Amalfitana de Itália, onde pode descobrir a história da cidade através de praças, catedrais e castelos. Sem nunca esquecer que Pompeia fica apenas a 22 quilómetros. O segundo destino é o porto de Civitavecchia, em Roma, Itália, um dos mais movimentos do Mediterrâneo. Ao chegar a esta cidade com mais de 2500 anos, prepare-se para uma grande dose de museus monumentos e muito gelato. O navio segue viagem para a região de Livorno, em Itália, atracando na costa de Florença, lar de inalienáveis obras de arte. A quarta escala deste cruzeiro é em Cannes, na região sul de França, conhecida como Riviera Francesa. Não deixe de subir à Suquet Hill ou de passear no paredão de La Croisette. O último destino do itinerário, antes de voltar a Barcelona, é Palma de Maiorca, em Espanha, onde não faltam opções para desfrutar de uma boa tarde de sol. O navio tem capacidade para 4100 passageiros.

Companhia: Norwegian Cruise Line
Navio: Norwegian Epic
Duração: 7 dias e 8 noites
Preço: a partir de 1653 euros por pessoa em cabine com varanda e voo incluído.
>> ncl.com

Fiesta mexicana

Com várias partidas agendadas para outubro de 2019, o embarque e o desembarque estão programados para decorrer no porto de Los Angeles, na Califórnia, EUA, a bordo do imponente Norwegian Bliss. Antes de iniciar a rota até à riviera mexicana e, claro, para começar da melhor maneira, não deixe de percorrer os passadiços de Venice Beach ou de andar na roda-gigante no pontão de Santa Mónica. Após dois dias de navegação, o primeiro destino deste itinerário é Puerto Vallarta, no México, autêntico sonho para os amantes de atividades ao ar livre, incluindo mergulho, passeios a cavalo, observação de baleias e 26 quilómetros de areal ao longo da baía de Banderas. A cidade de Mazatlán é a segunda paragem deste cruzeiro e o local perfeito para descansar numa extensa praia à sombra de uma palmeira, ou caminhar no sopé das montanhas Sierra Madre. O terceiro e último destino deste itinerário é o cabo San Lucas, situado no extremo sul da península da Baixa Califórnia, onde é quase obrigatório marcar uma viagem ao El Arco, o famoso arco do cabo de San Lucas. O Norwegian Bliss é a mais recente embarcação da Norwegian Cruise Line e tem capacidade para mais de quatro mil passageiros.

Companhia: Norwegian Cruise Line
Navio: Norwegian Bliss
Duração: 7 dias e 6 noites
Preço: a partir de 2425 euros por pessoa em cabine com varanda e voo incluído.
>> ncl.com

À conquista do norte da Europa

Um cruzeiro pelo norte da Europa, com início em Warnemünde, na Alemanha. Além de uma popular estância balnear é um dos portos de cruzeiros mais movimentados do mundo. Esta viagem tem data marcada para junho de 2019 a bordo do MSC Poesia. A viagem segue rumo a Estocolmo, na Suécia e depois Tallinn, a encantadora capital da Estónia e só depois a imponente São Petersburgo. A MSC Cruises organiza excursões para visitar o centro histórico e museu Hermitage. A última escala é em Copenhaga.

Companhia: MSC Cruises
Navio: MSC Poesia
Duração: 8 dias e 7 noites
Preço: a partir de 869 euros por pessoa, em Experiência Fantastica, com cabine com varanda.
>> msccruzeiros.pt

De Nova Inglaterra às Bermudas

Um percurso a bordo do remodelado Celebrity Summit, com capacidade para mais de 2100 passageiros. Com partida marcada para junho de 2019, neste itinerário terá a oportunidade explorar cinco cidades de Nova Inglaterra e ainda visitar Kings Wharf, nas Bermudas. O local de embarque desta viagem é o porto de Cape Liberty, em Nova Jérsia, o primeiro a ser construída na cidade e um ótimo local para observar a Estátua da Liberdade. Daí o navio segue para Newport, Rhode Island, que lhe oferece um regresso ao passado colonial e cultural da região. Após um dia de navegação, o segundo destino da rota é Portland, Maine, uma das mais belas e históricas cidades costeiras dos EUA, repleta de icónicos faróis. No quinto dia, o navio atraca em Bar Harbor, Maine, a terceira paragem deste itinerário e ideal para praticar exercício no Parque Nacional de Acadia. Boston, Massachusetts, é o quarto destino definido nesta rota, ou não fosse esta uma das mais antigas e famosas cidades dos EUA. O ultimo porto deste itinerário é o pequeno paraíso de Kings Wharf, nas Bermudas, que poderá desfrutar durante dois dias. O navio retorna a navegação para Cape Liberty, terminando assim o percurso.

Companhia: Celebrity Cruises
Navio: Celebrity Summit
Duração: 12 dias e 11 noites
Preço: a partir de 4412 euros por pessoa em cabine com varanda.
>> celebritycruises.com

Um sonho nos antípodas

A proposta da Norwegian Cruise Line é de navegar dez dias pela Austrália e Nova Zelândia. Tudo começa em Sydney e segue para a Nova Zelândia, com a primeira paragem em Dunedin (Port Chalmers), seguindo para as cidades de Akaroa, Marlborough (Picton), Wellington, Napier, Tauranga e desembarcando por fim em Auckland. Com mais de oito horas livres em cada porto, terá tempo suficiente para ficar a conhecer um pouco da região. O navio Norwegian Jewel, o primeiro da linha de luxo da companhia foi inaugurado em 2006, mas foi renovado em 2018. Tem capacidade para 2376 passageiros, e tem 16 opções gastronómicas, 15 bares e discotecas e uma lista interminável de atividades e espetáculos diários.

Companhia: Norwegian Cruise Line
Navio: Norwegian Jewel
Duração: 10 dias e 9 noties
Preço: a partir de 1939 euros por pessoa em cabine com varanda.
>> ncl.com

Volta ao Mundo

As viagens à volta do mundo são uma experiência única. Esta viagem organizada pela MSC Cruises demora 117 dias, passa-se bordo do navio MSC Magnifica, inaugurado em 2010, com capacidade para 3223 passageiros. Tem cinco restaurantes, 12 bares, complexo de piscinas e spa. A viagem chega a 43 portos, em 23 países, em cinco continentes. A próxima partida é em 5 de janeiro de 2020 (mas tem de marcar com muita antecedência) com partida e chegada a Génova, Itália. Na rota estão lugares como Lisboa (Portugal), Mindelo (Cabo Verde), Salvador da Bahia (Brasil), Montevideo (Uruguai), Rarotonga (Ilhas Cook), Fiordland Park (Nova Zelândia), Ilhas Alotau e Doini (Papua-Nova Guiné), Benoa (Indonésia), Bombaím (Índia), Petra (Jordânia).

Companhia: MSC Cruises
Navio: MSC Magnifica
Duração: 117 dias e 116 noites
Preço: a partir de 18 mil euros por pessoa em cabine com varanda.
>> msccruzeiros.pt


Uma loja de cruzeiros

A primeira agência de viagens portuguesa para venda exclusiva de cruzeiros já abriu em Lisboa. Junto à Praça de Espanha, em Lisboa, abriu a primeira e única agência de viagens portuguesa dedicada exclusivamente a cruzeiros. Na Loja de Cruzeiros os visitantes podem encontram especialistas experientes na área para os aconselhar sobre quais as melhores companhias de cruzeiros, programas e promoções no mercado.

Os visitantes podem encontrar um espaço inteiramente dedicado às viagens por oceanos, mares e rios. Há propostas de férias em várias companhias de cruzeiros do mundo e inúmeros itinerários para todos os gostos e orçamentos. Os serviços são adaptados aos requisitos dos passageiros e existe garantia de segurança durante a viagem. A dificuldade será mesmo escolher o itinerário que prefere.

Respondendo à enorme procura, a Loja de Cruzeiros disponibiliza viagens transatlânticas, percursos por portos famosos da Europa e também viagens que exploram o Alasca e a Antártida. Nos itinerários pelo norte da Europa, pode navegar na Islândia, pelas capitais bálticas, e até ir aos fiordes, na Noruega. Há percursos pelas melhores paragens da Ásia, América do Sul e Caraíbas. E, é claro, destinos como as Seychelles, Havai, Austrália e Nova Zelândia também estão dentro das opções.


Reportagem publicada na edição de março de 2019 da revista Volta ao Mundo (número 293).


Veja também:
Descubra o que nunca lhe disseram sobre os navios de cruzeiro
A nova ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas é um verdadeiro sonho

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.