Saiba o que precisa de saber antes de visitar a Islândia, clicando nas setas.
(Foto John Salvino em Unsplash)
1. A comida é extremamente cara
Um bagel de salmão comprado num café custa cerca de 15 euros. Uma prato simples num restaurante comum custa cerca de 25 euros e uma refeição completa ultrapassa os 45 euros.
2. A água cheira mal, mas é potável
A água na Islândia tem um odor muito sulfúrico - pense em ovos podres, por exemplo -, mas é totalmente potável e sem sabor.
3. Há turistas em todo o lado
Nos últimos anos, a Islândia tornou-se um destino da moda, pelas suas maravilhas naturais. E com todas as pessoas a tentar ver os mesmo lugares, ou seja, há multidões um pouco por todo o lado.
4. Há muitos edifícios em construção
O aumento do turismo impulsionou a indústria da construção, já que em Reykjavik há guindastes junto a muitas atrações.
5. No inverno, a luz solar é limitada, o que significa que é preciso planear as viagens a contar com isso
No verão não é um problema, já que em certos meses, não chega a haver escuridão total. Mas no inverno, as horas de sol são poucas. Há muito para ver e descobrir na Islândia, mas muitas das atrações ficam a 45 minutos de distância - ou mais - umas das outras.
6. As casas de banho disponíveis são poucas e distantes umas das outras - e muitas delas são pagas
O melhor é planear as suas idas à casa de banho antes de se fazer à estrada.
7. Passa-se muito tempo dentro de um carro
Grandes distâncias são significado de muito tempo dentro de um carro ou de um autocarro.
8. As piscinas termais são más para o cabelo
As águas termais são altas em sílica (ou dióxido de silício), o que, apesar de não ser prejudicial, é mau para o cabelo. A Blue Lagoon fornece condicionador para colocar no cabelo antes de dar um mergulho, e adverte que, caso não o coloque, pode ser difícil penteá-lo depois.
9. Não precisa de dinheiro
Todos as lojas, cafés, restaurantes e atrações pagas aceitam cartões de crédito. Mesmo para comprar entradas nas casas de banho do Parque Nacional de Thingvellir pode usar o cartão de crédito.
10. Possivelmente não conseguirá ver as auroras boreais
As auroras boreais são um fenómeno incrivelmente imprevisível. E para conseguir vê-las, é preciso que uma série de fatores trabalhem em conjunto, como a estação e o tempo. É recomendável uma estada de sete noites para ter mais probabilidades de as ver.
11. O clima é muito inconstante
«Não gosta do tempo? Espere cinco minutos» é uma coisa real na Islândia. Vista-se em camadas, pois pode passar de ter calor para congelar apenas em alguns segundos.
12. É melhor reservar a entrada na Lagoa Azul com antecedência
Sendo uma das atrações mais populares da Islândia, é recomendável comprar os bilhetes com bastante antecedência.
Gostava de conhecer Reykjavík, a capital da Islândia? Participe neste concurso lançado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
Se gostava de viajar até à capital islandesa, Reykjavík, não perca a oportunidade de participar no passatempo lançado pela DECO, chamado «Fatura Amiga: #FAMÍLIASILUMINADAS». Basta gravar um vídeo que demonstre de que forma a sua família poupa na eletricidade.
«Ao lançar este passatempo, a DECO pretende sensibilizar os portugueses para os pequenos gestos que podem adotar no quotidiano e que resultam, ao final do mês, em poupanças significativas na conta da eletricidade, convidando as Famílias Portuguesas a serem uma #FamíliaIluminada», lê-se em comunicado.
A família que enviar o vídeo mais criativo conquistará uma viagem de três noites em Reykjavík, com alojamento incluído para toda a família (até quatro pessoas).
Como participar no passatempo?
Os candidatos devem inscrever-se e submeter o seu vídeo até ao dia 8 de maio. É de mencionar que todos os elementos da família devem participar no vídeo, demonstrando as práticas diárias amigas do ambiente que adotam em conjunto.
O júri irá avaliar os projetos enviados entre os dias 13 e 17 de maio e no Dia Mundial da Energia, 29 de maio, os vencedores serão anunciados.
Prémios
Para além da viagem à Islândia, que será oferecida à família que conquistar o primeiro lugar do concurso, serão entregues ainda outros prémios. A família que ficar em segundo lugar irá receber uma experiência num dos EcoResort em Portugal Continental (prémio no valor de até 1500 euros) e a família eleita em terceiro lugar um cartão de oferta no valor de 1000 euros, «para aquisição de novos equipamentos inteligentes e energeticamente eficientes».
É de mencionar que este passatempo está integrado no projeto «Fatura Amiga», no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, apoiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
«Esta campanha tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a adoção de boas práticas promovendo a poupança de energia na casa de todos os portugueses através da correta interpretação da fatura de eletricidade», lê-se em comunicado.
Consulte mais informações sobre o passatempo aqui e veja ainda o vídeo abaixo sobre a campanha.
a carregar vídeo
Percorra a fotogaleria acima para descobrir 12 coisas que precisa de saber antes de visitar a Islândia.