Ao longos dos anos, a Ilha da Páscoa, conhecida também como Rapa Nui, tem cativado várias gerações de viajantes. Um museu norueguês vai agora devolver milhares de artefactos à ilha, recolhidos por um explorador há mais de 60 anos.

Desde a sua descoberta, as misteriosas estátuas e a isolação da Ilha da Páscoa têm desafiado diversos viajantes a visitar este paraíso no sul do Oceano Pacifico. Há mais de 60 anos, um explorador norueguês realizou diferentes viagens para tentar descobrir e aprender mais sobre este destino único no mundo.

O museu Kon-Tiki, em Oslo, na Noruega, foi construído originalmente para exibir a Kon-Tiki, uma embarcação usada pelo explorador norueguês Thor Heyerdahl na sua travessia entre o Peru e a Polinésia, em 1947. O aventureiro viajou para Rapa Nui entre 1955 e 1956 e entre 1986 e 1988, para descobrir mais sobre a história e os habitantes desta ilha remota no Pacífico Sul.

De acordo com a revista Lonely Planet, até agora, a maioria dos artefactos recolhidos por Heyerdahl podiam ser encontrados neste espaço em Oslo. No entanto, após um acordo entre o museu Kon-Tiki e o Ministério das Artes, Cultura e Património do Chile, milhares de itens arqueológicos, restos humanos e fotografias inéditas das expedições vão ser devolvidas a Rapa Nui.

Thor Heyerdahl Jr., filho do famoso explorador, assinou o acordo para iniciar a identificação e catalogação dos itens, que vai ser processada em conjunto pelo museu Kon-Tiki e pelo museu Antropológico Padre Sebastian Englert de Rapa Nui, localizado na própria ilha. Segundo Heyerdahl Jr, a repatriação dos itens vai de acordo com a vontade do explorador que prometeu devolver todos os artefactos à ilha, após serem analisados e devidamente publicados.

Este anúncio foi bem recebido pelas autoridades governamentais, que relembram existirem ainda importantes artefactos de Rapa Nui espalhados por diversos museus do mundo. Em 2018, o governador já tinha pedido ao Museu Britânico que devolvesse à Ilha da Páscoa uma estátua Moai, conhecida como Hoa Hakananai’a, devido à sua importância cultural e espiritual.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir um pouco mais do museu de Kon-Tiki e da Ilha da Páscoa.

As cidades mais baratas na América Central e do Sul para visitar em 2019


Veja também:
Tudo o que tem de visitar no Sul do Peru
O que não se pode perder no Chile pelo Embaixador em Portugal

Partilhar