Um aventureiro britânico tenta realizar a primeira circum-navegação global em girocópetro de cabine aberta. Veja algumas imagens desta viagem na fotogaleria acima.

James Ketchell, 37 anos, iniciou no passado dia 31 de março um desafio único – dar a volta ao mundo em girocóptero de cabine aberta. O viajante quer entrar na história da aviação como a primeira pessoa a realizar uma viagem de circum-navegação numa aeronave deste género. O histórico voo tem como intuito estabelecer o recorde mundial ao longo das cerca de 23 mil milhas náuticas (42 596 quilómetros).

A viagem de Ketchel, que começou em Inglaterra, pode durar cerca de um ano até regressar novamente a casa. Nas várias paragens pelo planeta, estão previstos diversos eventos e atividades em escolas, apoiados pela transportadora internacional DHL Express. Caso seja bem-sucedido, o girocóptero será o último tipo de aeronave existente a completar uma circum-navegação global.

https://www.instagram.com/p/Bwe3E_jF5HE/?utm_source=ig_web_copy_link

Ao longo da expedição, o viajante voará a temperaturas que variam entre os 40ºC e os -20ºC e irá atravessar água de seis em seis horas. James começou o percurso em Inglaterra e continuará pela Europa, Ásia e América do Norte, antes de retomar a Inglaterra. Ao longo do trajeto, vai visitar escolas e inspirar alunos, enquanto recolhe fundos para instituições de caridade que trabalham com crianças.

James Ketchell explicou: «eu quero inspirar as crianças, ajudando-as a entender que há sempre um caminho para alcançarem os seus objetivos.» Acrescenta ainda: «eu sou um homem normal que era um adolescente solitário. Sair de casa foi uma luta e estava deprimido. Agora sei que tudo pode ser alcançado e quero ajudar outros jovens a entender que existem poucas barreiras para cumprirem os seus sonhos.»

Esta viagem histórica está a ser realizada num girocóptero MAGNI M16C de cabine aberta, que voa apenas a 70 nós (cerca de 129 km/h) e tem um alcance de 700 milhas náuticas (cerca de 1 296 quilómetros).

Ketchell é um verdadeiro aventureiro e a única pessoa que conseguiu proezas triplas como remar o Atlântico, escalar o Everest e dar a volta ao mundo numa bicicleta. Pode também acompanhar a aventura de James na sua página de Youtube ou de Instagram.

O itinerário completo do viajante marca destinos como: Inglaterra, França, Alemanha, Polónia, Lituânia, Estónia, Rússia, Alasca, Canadá, EUA, Gronelândia, Islândia, Ilhas Faroé, Órcades, Escócia, Irlanda do Norte, regressando novamente a Inglaterra. Esta aventura parte de um conjunto de eventos que marcam o 50º aniversário da fundação da DHL em São Francisco, em 1969.

Percorra a fotogaleria acima para ver algumas imagens da circum-navegação pelo globo de James Ketchell.

Largou a rotina do emprego certo, deu a volta ao mundo e ficou milionário


Veja também:
Carla e Rui são ambos professores e já deram a volta ao mundo
Tiago Fernandes sentou-se ao volante e fez milhares de quilómetros pelo mundo

Partilhar