Sempre sonhou em ter uma casa numa típica aldeia italiana? Agora, já não precisa de sonhar acordado. Há uma pequena localidade em Sicília que tem casas à venda por apenas 1 euro.

Há cada vez mais cidadãos italianos a abandonarem as pequenas aldeias no interior e a trocarem-nas por áreas urbanas e mais desenvolvidas. Numa tentativa de solucionar este problema, e combater o envelhecimento da população, as autarquias locais têm colocado à venda casas degradadas ao mesmo preço do que um cappuccino. Surreal, certo?

O governo local de Mussomeli, na província de Caltanissetta, na região sul de Sicília, colocou à venda mais de 140 propriedades abandonadas e espera ainda adicionar mais 400 habitações brevemente. De acordo com o site australiano News.au.com, a aldeia tem disponíveis engenheiros e arquitetos para auxiliar com as renovações, mas os novos residentes podem também reunir a sua própria equipa de trabalho.

Segundo a plataforma Case 1 Euro, após escolherem uma propriedade, os compradores precisam de contactar o município de Mussomeli para confirmar a disponibilidade e realizar uma inspeção da mesma. As remodelações tem de ser iniciadas num prazo máximo de seis meses após a compra da habitação e emissão da licença de construção.

Os interessados terão de realizar o depósito de uma caução no valor de 5 mil euros e de concluir a renovação no tempo máximo de três anos. No caso de não cumprirem o acordado, este montante de segurança e a habitação podem vir a ser reclamados pelo município.

Prevê-se que as renovações custem cerca de 100 euros por metro quadrado, com a adição de taxas administrativas entre os 2 500 e os 4 mil euros.

Com cerca de 11 mil habitantes, a pequena localidade situa-se a cerca de 97 quilómetros do aeroporto de Palermo e a 170 do aeroporto de Catânia. Para além das tradicionais delícias gastronómicas da região, a localidade possui um antigo castelo medieval do século XIV e diversas igrejas históricas que pode visitar. E, claro, tudo isto a escassos quilómetros a fabulosa Costa Amalfitana. Um verdadeiro sonho tornado realidade.

Se estiver interessado em adquirir uma destas habitações, pode encontrar todos os formulários e informações necessárias aqui (em italiano). Pode consultar a lista completa das propriedades, através do número de identificação (ID).

Esta não é a primeira localidade italiana a realizar uma ação do género. Em janeiro, a vila de Sambuca, na Sicília, também colocou várias casa à venda por apenas 1 euro.

Veja algumas fotografias das habitações e da localidade de Mussomeli, na fotogaleria acima.

Sicília: viagem a uma ilha mágica, onde nem faltam vulcões


Veja também:
Estas são 10 ilhas em Itália de que nunca ouviu falar
Esta ilha privada na costa de Sicília está à venda – e é um paraíso

Partilhar