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Se vai ao Peru existem alguns cuidados que deve ter, devido a ser um país com um meio ambiente distinto do europeu. Aqui, deixamos-lhe algumas dicas, cuidados e informações que precisa mesmo de saber, e que podem ser obtidos numa Consulta do Viajante, através da Medicina Online da Multicare.

CONSELHOS GERAIS

Roupa e calçado: usar roupa cómoda e leve de fibras naturais (algodão, linho), cores neutras, de mangas compridas, e calças longas (até ao pé), especialmente ao anoitecer e durante a noite, para evitar as picadas dos insetos. O calçado deve ser cómodo e fechado.

Proteção solar: use óculos de sol com proteção UV, chapéu e creme de proteção solar fator 50+ e resistente à água. Os cremes atuam apenas durante duas horas pelo que deve fazer várias aplicações ao dia.

Proteção contra insetos: use repelente de mosquitos que contenha DEET com uma concentração >30% ou IR3535. Para crianças use repelentes próprios.

Banhos: evite banhos em águas doces, especialmente lagos e águas paradas, que podem estar contaminados por parasitas.

Água: 35% a 50 % dos viajantes sofrem pelo menos um episódio de diarreia. Recomenda-se ingestão regular de líquidos para prevenir a desidratação. Beba sempre água selada e engarrafada. Não consuma cubos de gelo nem bebidas que não tenham sido abertas na sua presença. Lave sempre os dentes com água potável.

 

CONSELHOS DE SAÚDE

Vacinas recomendadas:

Hepatite A, febre tifoide e febre amarela.

A hepatite A é uma doença viral aguda, normalmente benigna e assintomática. Transmite-se por água e alimentos.

A febre tifoide é uma doença, normalmente benigna, provocada pela bactériaSalmonella typhi. O contágio dá-se pelo consumo de água e alimentos.

A febre amarela, é uma doença aguda provocada por um vírus e transmitida através da picada de mosquito. Nos casos em que há sintomatologia, caracteriza-se por febre, cefaleias, náuseas/ /vómitos e dores musculares.

Outros riscos no Peru:

Paludismo/malária – Existe nas zonas da floresta amazónica no nordeste do Peru. Se viajar para esta zona recomenda-se fazer profilaxia.

Dengue e zika – Única prevenção consiste em uso de repelentes, cobrir braços e pernas (sobretudo ao entardecer), dormir com ar condicionado e usar redes mosquiteiras.

Não se esqueça de atualizar o boletim de vacinas.

Vacinação até duas semanas antes da viagem.

KIT DE MEDICAMENTOS

Os medicamentos pessoais devem viajar na mala de mão e nas suas embalagens originais para evitar perdas e problemas nas fronteiras.

Medicação geral recomendada:

Analgésicos/antipiréticos (paracetamol)

No regresso

Algumas doenças tropicais podem manifestar-se algum tempo depois da viagem. Se tiver febre, diarreia ou lesões na pele, não hesite em consultar um médico e informá-lo da viagem que fez.

CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada de Portugal no Peru

Avenida Pardo y Aliaga 640, piso 16, San Isidro – Lima

Tel.: 0051 1 6287164

Email: [email protected]

Centros Médicos de Referência

Clínica San Felipe

Av. Gregorio Escobedo 650, Jesús Maria, Lima

Te: +51 2190000

Clinica San José

Av Los Incas 1414, Cusco

Tel.: +51 84 243367

Telefone de orientação médica no estrangeiro

+351 215 55 60 73

Poderá contactar a Multicare Medicina Online 24 horas por dia, 365 dias por ano, para esclarecer qualquer dúvida.

Estas e outras informações são-lhe fornecidas na Consulta do Viajante.

O que é a Consulta Medicina Online da Multicare?

Esta informação vai interessar-lhe, em especial se for cliente Multicare. Todos os dias, 24 horas por dia, o serviço Medicina Online da Multicare dá-lhe a possibilidade de uma consulta sem sair de casa. E isso pode ser útil quando está longe do país. Para isso, basta ligar 808 78 24 24 (ou +351 215 556 073 a partir do estrangeiro) e tirar todas as dúvidas. O contacto pode também ser efetuado via email e este serviço pode ser utilizado gratuitamente pelos clientes Multicare (Multicare 1, Multicare 2, Multicare 3 e Proteção Vital).

O que é a Consulta do Viajante?

No âmbito da Consulta do Viajante da Multicare Medicina Online poderá esclarecer todas as dúvidas sobre os cuidados necessários antes, durante e depois da sua viagem. A equipa médica fará uma avaliação personalizada da sua história clínica e do itinerário de viagem para lhe dar um aconselhamento personalizado sobre os cuidados recomendados. Após a consulta, uma síntese do aconselhamento médico personalizado ser-lhe-á envida por email. Durante a viagem, a equipa médica continuará à sua disposição 24h por dia para aconselhamento e clarificação de eventuais questões médicas.

E o melhor é que não tem filas de espera e não precisa de se deslocar. Basta ligar ou usar a App Multicare Medicina Online e agendar a sua consulta.

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