Produzido por:

Se vai fazer uma viagem a São Tomé existem alguns cuidados que deve ter, devido a ser um país com um meio ambiente distinto do europeu. Aqui, ficam algumas dicas, cuidados e informações que precisa mesmo de saber.

DICAS DE QUEM SABE

Roupa e calçado

O calçado deve ser cómodo e fechado. Não use sapatos novos, por estrear, podem provocar bolhas e feridas por fricção com a pele. Evite caminhar descalço.

Proteção solar

Use óculos de sol com proteção UV, chapéu e creme de proteção solar fator 50+ e resistente à água. Os cremes atuam durante duas horas, pelo que deve fazer várias aplicações ao dia.

Banhos

Evite banhos em lagos e águas paradas, podem estar contaminadas por parasitas. A água do mar ou de piscinas de hotel, se estiver bem clorada, não implica risco de doenças transmissíveis.

Viagem

De Portugal a São Tomé e Príncipe são pouco mais de cinco horas e meia de voo. Para fazer esta viagem, escolha vestuário largo e confortável. Evite a imobilidade prolongada e beba água.

Contra insetos

Use repelente de mosquitos com DEET numa concentração >30%. Para crianças use repelentes próprios. O repelente dura seis horas e deve ser aplicado por cima dos cremes solares. Os mosquitos são particularmente ativos ao fim da tarde e no início da noite. Evite usar perfumes e use calçado fechado, roupa de manga comprida e calças.

Água

35% a 50 % dos viajantes sofrem um episódio de diarreia. Recomenda-se a ingestão regular de líquidos para prevenir a desidratação. Beba sempre água e bebidas engarrafadas. Recorra a gelo feito com água engarrafada.

CONSELHOS DE SAÚDE

Vão ser umas férias inesquecíveis, num destino único. Mas para que não tenha surpresas desagradáveis, recomenda-se a criação de um kit de medicamentos que pode ser muito útil. Os medicamentos pessoais devem viajar na mala de mão e nas suas embalagens originais para evitar perdas e problemas nas fronteiras.

Medicação recomendada: analgésicos/antipiréticos (paracetamol); antidiarreicos, próbioticos e sais de reidratação oral; anti histamínicos e antibiótico (com prescrição médica).

No regresso: as doenças tropicais podem manifestar-se algum tempo depois da viagem. Se tiver febre, diarreia ou lesões na pele, consulte o seu médico. Se for cliente Multicare pode fazê-lo 24 Horas por dia 7 dias por semana via Medicina Online.

NUNCA ESQUEÇA DA CONSULTA DO VIAJANTE

Além de não se poder esquecer do biquíni ou dos calções de banho, opte também por fazer uma Consulta do Viajante. A boa notícia é que esta consulta poderá ser feita sem sair de casa. Na Consulta do Viajante disponibilizada gratuitamente pela Multicare aos seus clientes poderá esclarecer, todas as dúvidas as sobre os cuidados necessários antes, durante e depois da sua viagem, de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 19 horas.

Basta ligar para a Medicina Online (808 78 24 24 ou +351 215 556 073) ou aceder à aplicação Multicare Medicina Online e agendar a sua consulta. A equipa médica fará uma avaliação personalizada da sua história clínica e do itinerário para lhe dar um aconselhamento personalizado sobre os cuidados recomendados. Após a consulta, uma síntese do aconselhamento médico personalizado ser-lhe-á envida por e-mail.

Durante a viagem, a equipa médica da Medicina Online continuará à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, para aconselhamento e esclarecimento de eventuais questões médicas.

Quer experimentar? Tem a oportunidade de efetuar, gratuitamente, a Consulta do Viajante da Multicare Medicina Online.

Basta contactar o 808 78 24 24 e apresentar o código promocional “Consulta Viajante VM0001”. Aproveite esta oferta, em parceria com a Multicare, e tenha umas férias descansadas e protegidas.

VACINAS RECOMENDADAS

Vacina da hepatite A e da febre tifoide

A hepatite A é uma doença viral aguda, normalmente benigna e assintomática. Transmite-se por água e alimentos.

A febre tifoide é uma doença, normalmente benigna, provocada pela bactéria Salmonella typhi. O contágio dá-se pelo consumo de água e alimentos contaminados.

Não se esqueça de atualizar o boletim de vacinas e lembre-se de que a vacinação deve ser feita até duas semanas antes da viagem. Com a Consulta do viajante da Multicare Medicina Online pode obter a prescrição de vacinas e medicamentos recomendados.

OUTROS RISCOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Paludismo/malária

Recomenda-se fazer profilaxia. A malária é uma doença provocada por parasitas do género Plasmodium e é transmitida pelo mosquito Anopheles. O quadro clínico caracteriza-se por febre alta, calafrios, mialgias e artralgias, náuseas e mal-estar geral. Sempre que se viaja para zonas endémicas por um período igual ou superior a dois dias, recomenda-se o tratamento profilático e medidas antimosquito.

Em São Tomé e Príncipe existem também outras doenças transmitidas por insetos, virais, normalmente benignas e que na maioria dos casos são assintomáticas ou dão apenas uma sintomatologia leve parecida a uma gripe. Como são doenças virais para as quais não existe vacina, a única prevenção consiste em aumentar as medidas antimosquitos, com o uso intensivo de repelentes, cobrir os braços e as pernas, sobretudo ao entardecer, dormir com ar condicionado (os mosquitos fogem do frio) e, em zonas rurais, utilizar redes mosquiteiras.

CONTACTOS ÚTEIS

Embaixada e consulados de Portugal

Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Av. Marginal 12 de Julho, C. P. 173 – São Tomé

Tel.: +(239) 222 41 51 (Secção Consular)

Email: [email protected]

Centros médicos de referência

Hospital Dr. Ayres de Menezes

Hospital Central de São Tomé

Hospital do Príncipe.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar