Descanso e crianças nem sempre são uma combinação perfeita. Diferentes expetativas, gostos e idades podem transformar uma semana de férias num pesadelo. Mas ainda bem que há cada vez mais famílias a viajar, porque há experiências que vale a pena partilhar. Escolhemos oito hotéis onde as crianças são bem-vindas e os pais mimados, para que todos possam divertir-se, às vezes juntos, outras vezes separados.

Textos de Redação VM
Fotografia DR

Aventuras
Iniala Beach House
Natai, Tailândia
Dentro do luxuoso resort Iniala Beach House, junto à praia de Natai, a norte de Phuket, há um hotel dedicado inteiramente a crianças, dos 2 aos 12 anos. Aqui é tudo deles e para eles. A aventura começa logo à chegada, com a entrega de uma mochila especial com surpresas, T-shirts, um livro de histórias e jogos. Os monitores encaminham as várias atividades: há teatro, jogos, roupas para brincar, máscaras e até aulas de cozinha. No Land of Iniala Kids Club, os miúdos podem ficar em quartos temáticos, com casas na árvore e grutas misteriosas, imaginados pelo designer Christopher Jones. Estes quartos têm quatro camas e podem ser reservados por uma família ou em grupo para que os mais novos possam ter a experiência de um campo de férias.
>> Iniala Beach House
Khok Kloi, Takua Thung District
Desde 4000 euros, villa com 3 quartos e piscina privada.
iniala.com

No campo
Four Seasons
Hampshire, Inglaterra
A uma hora a sul de Londres, no tradicional campo inglês, a propriedade Dogmersfield tem séculos de história e a sua mansão, transformada no Four Seasons Hampshire, pode ser a sua «casa de família» durante as férias. Enquanto os pais descansam no spa ou passeiam a cavalo, de barco ou a pé pelos 300 hectares da quinta, os miúdos têm à sua espera uma lista de atividades que os vai fazer querer dormir cedo. As temperaturas podem não ser tão agradáveis como noutras paragens mas não faltam brincadeiras por aqui: das aulas de natação às atividades nas piscinas Sharkie’s Reef, com aventuras aquáticas com personagens Disney e Warner Brothers criadas pelo escultor Justin Pook, responsável pelos cenários de filmes como Bela e o Monstro. Há um escorrega e muitas brincadeiras com jatos de água. Mas há mais: aulas de equitação, ténis, arborismo, bicicletas, tiro ao alvo, croquet, falcoaria, pesca e uma sala de jogos para todas. Alguns moradores da quinta acompanham as crianças, sempre que podem, como o cão Oliver Beckington e os póneis Milo e Dougal.
>> Four Seasons Hampshire
Dogmersfield Park, Dogmersfield, Hampshire
Desde 800 euros, quarto para dois adultos e uma criança.
fourseasons.com/hampshire

Cool
Nobu Hotel
Ibiza, Espanha
Há um lado B de Ibiza que não inclui festas ou discotecas. Um lado familiar que é acarinhado no Nobu Hotel. Os programas para as crianças (dos 4 aos 12 anos) refletem também esse lado da ilha. Há aulas de cozinha para aprender a fazer sushi ou tacos, workshops de DJ, uma escola de piratas e sereias e oficinas de artesanato. A decoração dos espaços para as crianças está de acordo com o design minimalista do hotel, que fica na zona sul da ilha, a cerca de dois quilómetros da cidade, e por isso é fácil sair à descoberta ou apanhar o ferry até Formentera.
>> Nobu Hotel Ibiza Bay
Cami ses Feixes, 52, Talamanca
Desde 663 euros, quarto para dois adultos e uma criança.
nobuhotelibizabay.com

Elegante
Almyra Hotel
Paphos, Chipre
Perto da cidade costeira de Paphos, mesmo em cima do mar e entre jardins, o Almyra Hotel tem um ambiente bem familiar – e é assim que é gerido desde 1974. A abordagem é diferente da habitual: não há cores fortes nem personagens de desenhos animados. A decoração é minimalista – o hotel faz parte da cadeia Design Hotels e, poderia não parecer, mas as crianças são muito bem-vindas. Os detalhes foram pensados para facilitar a vida das famílias. Há menus especiais e várias tipologias de quartos interligados e suites-apartamentos com dois quartos e uma pequena kitchenette. Totalmente pensados para as crianças são os vários clubes, de acordo com a idade: Globetrotters (dos 4 meses aos 3 anos); Adventurers Club (dos 3 aos 5 anos); Voyagers (dos 5 aos 8 anos); Pioneers (dos 8 aos 12 anos). As atividades são adaptadas a cada grupo etário e vão do babysitting à natação e aos jogos para os mais velhos. Os pais, e quem viaja sem crianças, não são esquecidos e há espaços, como o spa, dedicados à tranquilidade.
>> Almyra Hotel
Paphos, Chipre
Desde 420 euros, quarto para dois adultos e uma criança.
almyra.com

Loucura de jogos
Grand Fiesta Americana Resort
Cancun, México
No resort Grand Fiesta Americana em Cancún a ideia de um clube para crianças foi elevada a outro nível. O Coral KidZ Club, com quatro mil metros quadrados, tem mais de 40 atividades divertidas e didáticas que vão estimular a imaginação dos mais novos, e provavelmente a inveja dos adultos. Dentro e fora as zonas foram desenhadas para diferentes idades. Dos 3 aos 5 anos podem escolher entre uma cidade e uma selva, com piscinas e escorregas. Os mais velhos têm à disposição os últimos videojogos do mercado mas também uma área para dar largas a um lado mais artístico com teatro, pista de dança, um camarim com guarda-roupa e maquilhagem. Ao ar livre há campo de basquetebol, uma pista de carros telecomandados, jogos tradicionais mexicanos e o inovador NEOS, um sistema que combina velocidade e entretenimento dos videojogos com os movimentos de exercícios aeróbicos.
>> Grand Fiesta Americana Coral Beach
Cancun Blvd. Kukulcán km. 9.5
Desde 240 euros, quarto para dois adultos e uma criança.
grandfiestamericana.com

Natureza
Club Med Opio en Provence
Provença, França
Ao longo de mais de quatro décadas, o Club Med tornou-se especialista em receber famílias e desenhar atividades para diferentes faixas etárias de acordo como o local de cada village. Aqui estamos na Provença, entre o mar e as montanhas, perto de Cannes, no sul de França. O objetivo é pôr as crianças em contacto com a natureza através de jogos e atividades criativas. Existem quatro clubes, de acordo com as idades: Baby Club Med (dos 4 aos 23 meses), com um ambiente tranquilo; Petit Club Med (dos 2 aos 4 anos) com espaços interiores e exteriores pata fazer pinturas ou caças ao tesouro; Mini Club Med (dos 4 aos 10 anos), com mais opções desportivas e workshops criativos e jogos. A partir dos 6 anos há aventuras mais a sério com tiro ao arco e desportos aquáticos que vão acompanhando as idades e gostos; finalmente, o Junior Club Med (dos 11 aos 17 anos), com um espaço dedicado e muitos desportos à escolha em terra e no mar e noites com animação – discoteca e cinema.
>> Club Med Opio en Provence
Chemin Cambarnier N
Desde 3 225 euros, estada de 7 noites, para dois adultos e uma criança. Regime de tudo incluído.
clubmed.com

Ecologia
Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Bahia, Brasil
Há vários anos que o hotel de origem portuguesa, localizado a norte de Salvador da Bahia, é uma das melhores soluções de férias em família no Brasil. O resort está inserido numa região de 30 mil hectares de floresta tropical e 12 quilómetros de praia, por isso o ecoturimo e a sustentabilidade estão sempre presentes. O Tivoli Ecoresort Praia do Forte está em sintonia com o meio ambiente e preocupa-se em passar a mensagem aos hóspedes mais novos no Clube Careta Careta, assim batizado em homenagem às tartarugas que nidificam na região e sobre as quais se pode aprender mais no Projeto Tamar, que fica perto do hotel. As atividades do clube estão divididas por escalões: bebés, crianças e adolescentes e há mais de 30 por onde escolher. O resort tem oito piscinas, 300 hectares para explorar, passeios a cavalo na praia e vários espetáculos.
>> Tivoli Ecoresort Praia do Forte Bahia
Av. do Farol – Praia do Forte
Desde 489 euros, quarto para dois adultos e uma criança.
tivolihotels.com

Fantasia
Le Dune
Sardenha, Itália
No meio do Mediterrâneo, a ilha italiana é um paraíso a poucas horas de voo. O hotel Le Dune, na costa norte, é um grande parque de diversões – dez mil metros quadrados no meio das dunas, com piscinas, uma aldeia de índios, um forte de cowboys, um castelo para dormir a sesta ou ver filmes e muitas outras surpresas. Há uma capoeira onde se aprende a recolher ovos e uma horta de legumes biológicos para as aulas de cozinha no restaurante Peter Pan. O resort inclui vários clubes de acordo com a idade: Baby Club (dos 2 aos 3 anos), Mini Club (dos 4 aos 8 anos), Junior Club (dos 9 aos 13 anos), Teen Club (dos 14 aos 17 anos). As atividades vão do ténis à equitação, da escalada ao caiaque.
>> Le Dune Resort
Località Li Junchi, Badesi
Desde 192 euros, quarto para dois adultos e uma criança, em meia pensão.
resortledune.com


Artigo publicado na edição de maio de 2019 da revista Volta ao Mundo (número 295).


Veja também:
7 dicas práticas para viajar com crianças
10 aventuras pelo mundo para umas férias em família

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.